Como escolher persiana para sala: o modelo ideal para seu ambiente

Persiana para sala é um item indispensável quando se pensa em conforto térmico e visual, privacidade e beleza.

Salas são espaços ecléticos pois tem como propósito reunir e integrar a família, receber amigos, além de serem providenciais para que um pequeno cinema aconteça de vez em quando.

Com estilos decorativos e tamanhos diferentes, as salas das residências em geral têm algo em comum: janelas ou portas-balcão que precisam ser revestidas para que haja privacidade no ambiente e controle de luminosidade, de acordo com o gosto dos moradores.

Obviamente o que se deseja é que, além de satisfazer necessidades, a persiana para sala venha somar também na decoração.

Em resumo, o ideal então é optar por um modelo de cortina ou persianas que reúna funcionalidade e beleza em um único produto, ou seja, persianas modernas, versáteis, elegantes e funcionais.

A Tutti Decor sabe disso! Por isso preparou este post completo sobre como escolher persiana para sala, reunindo as melhores dicas, características de cada modelo e fotos para ilustrar e tornar a sua decisão mais fácil.

Como escolher persiana para sala?

Saber escolher a persiana para sala ideal envolve premissas que estão além da estética.

Naturalmente que questões como valor disponível para investir e durabilidade são importantes. Entretanto, há outros fatores a  observar, como:

  • Nível de controle ou bloqueio de luminosidade desejado: isso ajudará a determinar o modelo e tecido ou material mais adequados;
  • Nível de privacidade / visibilidade desejado;
  • Tamanho das janelas ou portas-balcão: essa questão é importante na hora de definir o melhor modelo de persiana, pois cada tipo tem suas limitações de medidas e o ideal é optar por um modelo que se adeque bem à estrutura de janela de cada ambiente.

O que você deve considerar ao escolher persiana para sala?

Selecionamos alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher o melhor modelo de persiana.

Praticidade e funcionalidade

Pensar no tipo de acionamento e abertura que faça mais sentido para o uso da persiana é fundamental e garantirá que a escolha seja acertada. 

O sentido de recolhimento das lâminas, se será mais viável ter uma peça única ou duas instaladas lado a lado, acionamento manual ou motorizado, lado do comando etc.

Todos esses detalhes podem e devem ser personalizados, a fim de que a persiana se incorpore perfeitamente ao projeto e atenda todas as expectativas e necessidades.

Material ou tecido adequado

Como existem muitas opções de tecidos (tela solar, blackout, tramas translúcidas etc) e materiais (PVC, alumínio, madeira etc) é muito importante avaliar o efeito desejado em relação ao bloqueio de luminosidade e incidência solar, assim como qual é a opção mais adequada para a sala que receberá a persiana.

Presença de animais na casa

Animais de estimação, por exemplo, podem danificar tecidos muito finos e delicados. Por isso, esse tipo de material não é o mais indicado para residências com pets.

Limpeza e conservação das persianas

Nem sempre é uma tarefa fácil manter as peças limpas e higienizadas, avalie esse ponto no momento de escolher sua persiana. Confira aqui as dicas da Tutti Decor para a conservação e limpeza das peças.

Quais os principais modelos de persiana para sala e suas características?

Alguns dos modelos de persiana para sala mais usados atualmente são:

Persiana Rolô Stillo ou Persiana Double Vision

Esse modelo é muito elegante, se adequa bem a janelas ou portas-balcão e, principalmente, é muito versátil no controle de luminosidade.

O tecido, nesse modelo, é composto por uma faixa de tecido e outra faixa de tela transparente. 

Assim, deixando as faixas de tecido alinhadas, a cortina fica fechada, proporcionando privacidade e controle de luminosidade e, deixando-as alternadas, com uma faixa de tecido e uma de tela transparente, a cortina permite a entrada de luz natural, dando um efeito muito elegante ao ambiente.

Esse intercalar de faixas da cortina rolô stillo (uma faixa transparente e outra de tecido) proporciona o controle da luminosidade, e, por consequência, oferece também conforto térmico e privacidade ao ambiente.

Cortina Rolô Stillo                                                  
Cortina Rolô Stillo para Sala

Persiana Romana (ou Cortina Romana)

Clássicas, elegantes e disponíveis em uma variedade infinita de coleções de tecidos, cores e tramas, as persianas romanas mantêm seu lugar de destaque quando o ambiente em questão é a sala.

Pela variedade disponível de tecidos, é possível optar por tecidos mais decorativos, sendo translúcidos ou com média transparência; tela solar (nos casos em que há muita incidência solar) ou até mesmo tecidos blackout, quando o objetivo for bloquear completamente a entrada de luz natural.

Muito usada em salas de diversos tamanhos, a persiana romana se adequa bem à janelas únicas, grandes ou portas-balcão.

Conheça os detalhes de mais modelos de persianas para salas para ajudar na sua escolha.

Cortina Romana para Sala de Jantar.
Persiana Romana para Sala
Persiana Romana para Sala

Persianas Verticais

Com excelente custo-benefício, resistentes e clássicas, as persianas verticais são uma boa opção para decorar e proteger as salas. 

Compostas por lâminas verticais de 8,9cm, podem ser fabricadas em tecido (comum, tela solar ou blackout), PVC ou ainda em uma variação do modelo, a persiana vertical sublime (lâminas verticais de PVC revestidas por um tecido voil que traz leveza e sofisticação à peça, em coleção premium).

– Persianas Verticais

Com excelente custo x benefício, resistentes e clássicas, as persianas verticais são uma boa opção para decorar e proteger as salas. Compostas por lâminas verticais de 8,9cm, podem ser fabricadas em tecido (comum, tela solar ou blackout), PVC ou ainda em uma variação do modelo, a persiana vertical sublime (lâminas verticais de PVC revestidas por um tecido voil que traz leveza e sofisticação à peça, em coleção premium). Conheça com mais detalhes as características das persianas verticais.

Persiana Vertical Sublime                                     
Persiana Vertical
Persiana Vertical

Persianas Rolô ou Cortinas Rolô

Modelo clean, prático, de acionamento leve e simples, muito usado em diversos ambientes.

A cortina rolô é fabricada a partir de diferentes materiais e oferece versatilidade na funcionalidade e estilo decorativo das cortinas, além de serem peças práticas de instalar e de limpar.

Por meio dos mecanismos, a cortina rolô é acionada e se desenrola, deslizando para baixo, e rapidamente é suspensa ao suporte onde fica instalada. É um dos sistemas mais práticos entre os modelos de cortinas comercializados.

Assim como a cortina romana, a rolô pode ser fabricada em tecido decorativo (comum, translúcido, média transparência ou trama mais fechada), tela solar (onde há muita incidência de sol) ou tecido blackout, quando se deseja bloquear totalmente a luminosidade. 

Conheça as principais coleções das persianas rolô com ofertas imperdíveis.

Persiana Rolô Tela Solar 3% para sala
Persiana Rolô Tela Solar 3% para sala

Persianas Horizontais

As persianas horizontais são compostas por lâminas de 2,5cm ou 5cm de espessura, em materiais variados. Podem ser de alumínio, PVC, madeira ou bambu. 

Todos esses materiais são adequados e podem ser usados em salas, dependendo a escolha, nesse caso, mais do estilo decorativo desejado, pois os efeitos em relação à privacidade e controle de luminosidade são muito similares.

Persiana horizontal de alumínio

É o modelo mais usado de persiana horizontal, devido ao seu custo-benefício e versatilidade. 

As lâminas de alumínio são resistentes à umidade, vapor e ação desses agentes nas lâminas, por isso as persianas horizontais de alumínio são indicadas para uso tanto em ambientes secos, como salas, quartos e escritórios, como em ambientes com incidência de vapor, umidade e que necessitam de limpeza mais frequente, como cozinhas e banheiros.

Persiana Horizontal Alumínio 25mm

Persiana horizontal PVC

As persianas horizontais de PVC Curve são muito práticas, versáteis, resistentes e bonitas. Com lâminas de 5cm, agregam beleza aos projetos, sem deixar de ser extremamente funcionais.

São também indicadas para uso em qualquer ambiente, tanto os secos, como aqueles em que há incidência de vapor e umidade ou que necessitam de limpeza constante.

Persiana horizontal PVC Curve

Persiana horizontal de madeira

As persianas horizontais de madeira são nobres e enriquecem os ambientes dando um toque de elegância e sofisticação.

As lâminas das persianas de madeira são de 50mm e a indicação é que sejam usadas apenas em ambientes secos, como salas, quartos, escritórios, consultórios etc., em que não haja incidência de umidade e vapor. 

Seu uso não é indicado em ambientes nos quais a temperatura passe os 35 graus Celsius, para evitar qualquer desgaste e desbotamento das lâminas de madeira.

Persiana horizontal de bambu

É um tipo de persiana que carrega consigo uma proposta ecológica, leveza e praticidade. As persianas horizontais em bambu são indicadas para ambientes secos, sem incidência de vapor e umidade.

As lâminas das persianas horizontais de bambu são fabricadas com 50mm, assim como as de madeira.

Persiana Horizontal Bambu lâmina 50mm
Persiana Horizontal Bambu lâmina 50mm

Agora que você já viu as principais dicas de como escolher persiana para sala, avalie bem o que o seu ambiente pede.

Conte com a expertise da Tutti Decor para te ajudar a definir qual persiana ficará melhor na sua sala! Entre em contato:

Telefone: (11) 94063 0446

E-mail: [email protected].

2 respostas para “Como escolher persiana para sala: o modelo ideal para seu ambiente

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.