O que é persiana rolô com trilho deslizante e por que usar esse modelo

O trilho deslizante para persiana rolô ou cortina rolô é a solução ideal para viabilizar todos os projetos de varandas e sacadas, possibilitando que as cortinas rolô de tela solar sejam instaladas nesses ambientes.

Com o sistema de trilho deslizante, a persiana rolô pode ser movimentada de um lado para o outro, saindo assim do ângulo de abertura das lâminas de vidro da varanda e possibilitando o perfeito funcionamento dos sistemas.

Com acionamento simples e leve, a persiana rolô no trilho deslizante pode ser movimentada com a cordinha para o giro das lâminas de vidro e depois retornar à sua posição original. Assim, evita-se que as folhas de vidro da varanda esbarrem na cortina rolô.

Para entender melhor o que é a persiana rolo com trilho deslizante, como funciona e por que usá-la, continue conosco! 


Trilho deslizante para cortina rolô

O que é persiana rolô com trilho deslizante e como ela funciona?

O trilho deslizante para persianas rolô foi desenvolvido para ser instalado juntamente com o as cortinas rolô e acomodar especificamente a cortina que esteja no ângulo de abertura das lâminas de vidro, impedindo sua abertura.

O trilho deve ser maior do que a cortina, permitindo que ela deslize por quando acionada — sendo retirada assim do ângulo de abertura da lâmina de vidro —  e depois retornando à sua posição.

O trilho deslizante pode ser fixado na parede ou no teto, dependendo de como será a instalação de todas as cortinas rolô do projeto.

De forma geral, com o envidraçamento de sacada, as lâminas de vidro se encontram formando um ângulo de 90° graus e unidas por estruturas resistentes e que se adequam à proposta do ambiente.

O sistema abre e fecha é um dos mais utilizados e quando há pouco ou nenhum espaço entre o ponto no qual a cortina rolô será instalada e a estrutura do envidraçamento. O trilho deslizante é a solução necessária que possibilita a instalação e uso das cortinas rolô de tela solar, tão importantes para o conforto térmico e bloqueio dos raios solares nesses ambientes.

Isso porque, por não haver espaço suficiente entre a persiana rolô e as lâminas de vidro, ao tentar abrir as lâminas, essas esbarram na cortina, o que impede o giro e abertura.

 Com o trilho deslizante, pode-se movimentar então a cortina rolô para o lado, retirando a mesma do ângulo de abertura das lâminas de vidro, de forma prática e rápida.

Por isso, o trilho deslizante deve ser considerado no projeto em todos os pontos em que haja abertura e recolhimento das lâminas de vidro.

Em algumas varandas, isso ocorre em apenas um ponto, mas dependendo do tamanho do ambiente, e se há faces laterais, pode haver mais pontos de abertura das lâminas, e assim deve-se considerar um trilho deslizante para cada um dos pontos de abertura existentes no projeto.

Tipos de Trilhos Deslizantes

Existem no mercado trilhos deslizantes simples, duplos e triplos. A escolha do trilho ideal depende das características de cada projeto, como medidas das cortinas, e deve ser selecionado de forma a deixar o funcionamento dos sistemas de envidraçamento e de cortinas rolô mais prático e funcional.

A parte estética é também muito importante nesses projetos. Os trilhos deslizantes para persiana rolô, portanto, devem acompanhar as características de cor e material das cortinas, ficando assim, o mais discreto e harmonioso quanto possível.

Por que usar trilho deslizante para persiana rolô?

O motivo principal para o uso dos trilhos deslizantes é tornar viável e funcional a instalação das cortinas rolô de tela solar em sacadas e varandas. 

O ideal é que o uso do trilho deslizante para persiana rolô seja considerado antes da execução e instalação das mesmas, mas é comum o problema só ser percebido depois de ter as cortinas colocadas, quando as mesmas se tornam um empecilho e barreira para a abertura e giro das lâminas de vidro.

Nesses casos, a solução é instalar o trilho deslizante para persiana rolô posteriormente, acoplando a cortina rolô que causa a barreira no mesmo, e incorporá-lo ao projeto da melhor maneira possível. 

No entanto, nesses casos, pode ser necessário fazer alguns outros ajustes ou alterações nas cortinas que fiquem ao lado da cortina que será colocada no trilho, como sentido do rolamento, lado do comando etc.

Por isso, o mais indicado é sempre considerar o uso do trilho deslizante para cortina rolô, quando necessário, desde o início do projeto, para a execução correta.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, esses ajustes são possíveis e não é preciso refazer todo o projeto das persianas rolô, evitando assim um prejuízo importante.


Trilho deslizante para cortina rolô

Persiana Rolô de Tela Solar: conforto térmico, privacidade e proteção para sua varanda

Com a propagação do conceito das varandas gourmet em muitos projetos imobiliários Brasil afora, definir um projeto funcional, integrado, confortável e bonito tem sido um desafio para muitas pessoas, inclusive arquitetos.

O segredo está em definir muito bem as prioridades de uso que devem ser atendidas pelo ambiente, o que deve ser estabelecido pelo proprietário-morador.

Com isso definido, o importante será escolher os elementos como mobília, móveis, equipamentos e utensílios que farão parte do projeto da varanda gourmet de forma consciente, a fim de tornar o espaço funcional e confortável, sem exageros e considerando sempre a circulação das pessoas, que não pode ser comprometida. 

Veja algumas dicas sobre como decorar sua varanda gourmet!

As cortinas rolô de tela solar são elementos fundamentais para proporcionar privacidade, conforto térmico (pois ameniza a temperatura interna do ambiente ao bloquear os raios UV) e proteção aos móveis e equipamentos, evitando que os mesmos desbotem ou manchem por causa dos efeitos dos raios solares diretos.


Persiana Rolô Varanda Gourmet

Com os trilhos deslizantes, a instalação das cortinas rolô de tela solar ou persianas rolô de tela solar será possível em qualquer tipo e tamanho de varanda ou sacada, dependendo apenas de um projeto correto e bem executado. 

Conheça as melhores opções de cortinas rolô na Tutti Decor, agende uma visita e faça seu orçamento.

Acompanhe nosso blog para saber as novidades, tendências e melhores dicas para a decoração de interiores!

Uma resposta para “O que é persiana rolô com trilho deslizante e por que usar esse modelo”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.