Vantagens da Sacada de Vidro – Faça a melhor escolha!

Sacadas de vidro trazem frescor e beleza ao local

Também conhecida como cortina de vidro ou janela panorâmica, a sacada de vidro é a forma de tornar esse espaço, presente em mais de 80% dos lançamentos imobiliários, mais integrado ao apartamento, protegido e utilizado para as mais diversas finalidades.

A sacada de vidro (varanda gourmet), que pode ser de vários tamanhos e decorada de formas diferentes.

Dependendo das prioridades, preferências e estilo de cada proprietário, tem a característica de ser um espaço coringa, personalizado para cada família ou morador.

Cada vez mais integrada à sala e cozinha, pode ser o espaço ideal para fazer as refeições diárias em família, receber amigos e familiares para encontros no fim de semana, descansar e relaxar.

O mais importante, no entanto, é que o projeto da varanda gourmet seja definido de forma que o espaço fique bem equipado, confortável e bonito.

Veja algumas dicas importantes e inspirações para a hora de definir o projeto.

varanda com vidro. A vista é de uma praia atrativa e encantadora
Envidraçamento de Varanda Gourmet

O que é o envidraçamento da varanda

Fator indispensável nos projetos das varandas gourmet é o fechamento das mesmas com o sistema de envidraçamento (cortinas de vidro).

São lâminas de vidro, que deslizam em trilhos devidamente instalados, fechando a varanda protegendo o ambiente das ações do tempo, como chuva, vento e sol direto.

Com isso, o espaço se torna realmente parte integrante do apartamento e pode ser utilizado sem preocupações. Móveis, utensílios e objetos em geral podem compor a varanda sem que haja problemas em relação à chuva, vento etc.

Vantagens da sacada de vidro:

  1. Proteção Acústica: o envidraçamento de varanda gourmet ajudará a amenizar bastante o barulho vindo da rua, decorrente do trânsito, circulação de pessoas e comércios na região. Com isso, o apartamento estará protegido e realmente integrado, sem que a varanda seja uma parte externa ou adicional.
  2. Menos Poluição – a cortina de vidro deixará a varanda protegida e livre da poluição e poeira em geral. Com isso, o espaço poderá ser devidamente equipado e mobiliado, o que não seria viável se a varanda estivesse exposta ao tempo e fatores como chuva, vento e toda a poluição das áreas externas.
  3. Projeto Sofisticado – é isso que permite trabalhar esse espaço como um projeto de integração ao apartamento, transformando o mesmo em uma área versátil, sofisticada e muito utilizada do imóvel.
Varanda gourmet mobiliada e com envidraçamento
Mobília Varanda Gourmet

Cuidados com o envidraçamento da varanda

Os projetos de envidraçamento de sacada são feitos sob medida e para isso é importante se atentar à experiência e idoneidade da empresa contratada.

Além disso, verificar as determinações e exigências do condomínio, como a quantidade e medidas das lâminas de vidro e o sentido da abertura das mesmas.

Isso fundamental para que o serviço seja bem executado e não gere problemas futuros.

É muito importante também que os critérios praticidade e funcionalidade sejam levados em consideração na hora de definir a forma de instalação do envidraçamento da varanda.

Em espaços pequenos, com poucas lâminas de vidro, é normal que se tenha apenas um sentido e área para recolhimento de todos os vidros.

No entanto, em varandas maiores, é preciso pensar e definir mais um ponto para recolhimento da cortina de vidro.

Isso é importante para que haja possibilidade de abrir apenas determinada parte da varanda, e não apenas ela inteira.

Além disso, para que seja muito mais prático na hora de movimentar as lâminas, e não seja necessário movimentar todas as peças para abrir um lado ou outro.

Cortina de Vidro para Varanda
Cortina de Vidro para Varanda

Acabamento e estética do envidraçamento de sacada

Uma das vantagens da sacada de vidro é a facilidade com o acabamento estético do ambiente.

Atualmente, há sistemas de guias de rolamento bastante discretas e pequenas, o que torna o projeto mais bonito e muito mais funcional.

Pois permite a posterior instalação das cortinas rolô de tela solar, tão usadas e importantes nesses espaços, por combater os raios solares, pois possuem fator de proteção solar, que protegem os móveis, tecidos e piso das ações dos raios solares, amenizando também a temperatura interna, tornando assim as varandas muito mais confortáveis e bonitas.

Caso as guias do sistema de envidraçamento de sacada sejam muito compridas e mal acabadas, isso dificultará a instalação das cortinas ou persianas rolô.

Pois será um empecilho na hora de desenrolar as mesmas.

No entanto, caso não seja possível evitar as guias sobressalentes, há formas de instalar as cortinas, utilizando, por exemplo, trilhos deslizantes nas cortinas que estejam na direção dessas guias.

varanda gourmet com sacada de vidro e persiana rolô para deixar ainda mais confortável
Persiana Rolô Varanda Gourmet

O tipo mais comum e utilizado de cortina de vidro, para envidraçamento da varanda gourmet é o Sistema Europeu.

No qual as lâminas se movimentam fazendo o ângulo de 90°, abrindo completamente por meio do alinhamento num pivô central.

O prazo de garantia do fabricante também deve ser observado e considerado na hora de escolher o fornecedor.

Cortina sob medida é com a Tutti Decor

O que esperar da sua Varanda Gourmet?

  • Espaço privativo, integrado e muito versátil – ter à disposição um espaço confortável e mobiliado para receber amigos e fazer refeições é ideal, principalmente se o mesmo for integrado ao apartamento e permitir que as pessoas se acomodem sem ter que usar os demais cômodos. Com um projeto bem definido, que priorize os gostos dos moradores e atente às questões como funcionalidade e conforto, a varanda gourmet será certamente o espaço mais utilizado da casa.
  • Integração com os convidados – falando sobre ambientes integrados, o conceito da varanda gourmet realmente se consolidou por permitir essa integração de fato. Não faz mais sentido que o anfitrião fique isolado dos convidados, preparando a refeição ou organizando as coisas na cozinha, enquanto os convidados interagem na sala de jantar ou de estar. Com a varanda gourmet tudo isso acontece de forma integrada, com todos juntos no mesmo espaço.
Varanda gourmet mobiliada
Varanda gourmet mobiliada
  • Churrasco a qualquer hora – Sim! A varanda gourmet permite que o churrasco, tão importante na cultura brasileira, possa ser preparado a qualquer dia e hora, mesmo para quem mora em apartamento e não tem um quintal ou área externa. Com a churrasqueira e um bom sistema de exaustão, o churrasco agora pode ser preparado sempre que desejado, graças ao envidraçamento de sacada.
  • Novo espaço para descansar, relaxar e conversar – Que tal tomar um vinho e bater um papo no fim do dia com uma linda vista em um espaço super agradável? Ou então, poder se esticar para relaxar e ler um livro? A varanda será certamente o espaço ideal para esses e muitos outros fins.

Conheça mais dicas, tendências e lindas inspirações para seu projeto no texto Varanda Gourmet, evolução e tendências e acompanhe sempre as novidades por aqui.

Equipe Tutti Decor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.