Varanda gourmet – Evolução e Tendências

Varandas Gourmet – a evolução do conceito

Varanda? Sacada com plantas? Cozinha? Sala de Jantar? Área de descanso? Por que não tudo isso e mais um pouco?

O conceito da  varanda gourmet surgiu a partir dos espaços europeus nos quais as pessoas costumam tomar vinho, conversar e petiscar. Essa proposta foi se desdobrando e tomado outros formatos em projetos imobiliários.

Com a necessidade do setor em tornar as plantas dos apartamentos cada vez mais atrativas, mesmo em pequenas e médias metragens, identificou-se nesse formato a possibilidade de se criar espaços mais práticos, versáteis, multifuncionais e integrados. Assim, a varanda gourmet passou a ser o cômodo ideal para aliar os usos do dia a dia com o ludismo das sacadas e varandas.

Assim, a varanda tem se tornado, nos últimos anos, o espaço mais cobiçado e coringa nos apartamentos. Não é à toa: um espaço tão versátil e que pode ser adequado às necessidades e estilo de vida de cada família ou morador, só poderia mesmo ser muito bem-vindo.

Sacada pequena

Essa evolução se deu aos poucos nos projetos dos empreendimentos, que começaram a explorar pequenas sacadas nas salas dos apartamentos, que serviam como um escape: era um bom local para cultivar algumas plantas em vasos pequenos, em alguns casos até uma mini horta. A metragem foi aumentando e começou a ser possível ter ali duas cadeiras ou até mesmo uma pequena rede para descansar ao “ar livre”. Mais alguns anos e nesse espaço já era possível colocar um sofá pequeno com revestimento próprio para ficar ao ar livre e logo chegou a necessidade de se utilizar um fechamento apropriado de vidro, envidraçamento, para evitar que os objetos e móveis dali ficassem expostos ao tempo.

Não demorou muito e boom: a tão desejada churrasqueira ocupou seu lugar de prestígio e destaque nas agora chamadas varandas gourmet. A partir daí, não houve mais limites – desde varandas bem pequenas, nas quais cabem apenas a churrasqueira, uma pequena pia e uma pequena mesa até espaços impressionantes, que são em geral o principal cômodo do apartamento, compostos pela churrasqueira (cada vez mais bonitas, modernas e eficientes), lindos móveis planejados, pia, mesas e cadeiras, geladeira e cervejeira, adega, banquinhos, espreguiçadeiras, sofás, redes, plantas e o que mais couber no espaço físico e no desejo do morador.

Mobília Varanda Gourmet
Decoração Varanda Gourmet

Tendências no setor imobiliário

Atualmente, mais de 80% dos lançamentos imobiliários têm uma varanda planejada, com pontos de água e energia necessários para os equipamentos e que permite integração com a sala, muitas já com ligação direta também com a cozinha.

Os especialistas do setor afirmam que a varanda gourmet é mesmo o cômodo mais cobiçado pelos consumidores e que agregam muito valor ao imóvel – seja o mesmo para uso próprio ou para investir, pois tem sido cada vez mais, fator de decisão na hora de comprar o imóvel.

Certamente é o espaço mais coringa que se pode ter, pois bem planejado e mobiliado, torna-se um cômodo muito funcional, versátil e com várias opções de uso, dependendo apenas das escolhas de cada morador, baseadas em suas necessidades e desejos.

A varanda gourmet já deixou de ser apenas o espaço bacana para receber amigos e visitas para um churrasco, mas é parte bastante usada e funcional dos apartamentos, sendo o local para as refeições diárias e tende a ser, em breve, o cômodo que abrigará a cozinha principal dos imóveis.

Essa tendência tem sido bastante explorada pelo setor, pois com varandas gourmet cada vez maiores e cozinhas mais equipadas nessa área, com móveis planejados, utensílios disponíveis, churrasqueira, geladeira, cooktop embutido etc, a cozinha principal do apartamento passa a ser um cômodo menos utilizado. A busca incessante por otimização de espaço e plantas mais inteligentes faz com que o setor reconheça essa tendência e integre cada vez mais os ambientes.

Persiana Rolô Varanda Gourmet

A varanda como extensão de ambientes e suas vantagens

Para que a varanda seja realmente uma extensão da sala de estar/ TV e atenda de forma satisfatória e harmônica a todos esses propósitos mencionados – refeições diárias, encontros com amigos com gastronomia diferenciada, área para descanso etc – é muito importante que o projeto seja pensado de forma funcional e decorativa. Não basta escolher a mesa e cadeiras que mais combinem com o espaço, mas esquecer dos móveis para os utensílios que serão usados ali diariamente, por exemplo.

Como a ideia é justamente que esse cômodo seja um dos principais e mais usados do imóvel, é fundamental que ele seja funcional, bem mobiliado e equipado e, além disso, muito bonito e aconchegante, para que as pessoas se sintam confortáveis em estar ali. Para isso, o cuidado no projeto e na escolha dos equipamentos, móveis e mobília é fundamental, além de se pensar nos elementos que proporcionem maior conforto térmico ao cômodo, como ar condicionado e persiana rolô tela solar para a varanda.

Varanda gourmet integrada

As vantagens em ter um ambiente integrado e a varanda como espaço multifuncional são inúmeras:

  • A varanda gourmet é ideal para reuniões e pequenas festas com amigos e família. O churrasco, antes possível apenas em salões de festa ou casas com quintal, agora está garantido até para quem mora em apartamento, desde que a varanda conte com essa estrutura;
  • Área descanso varanda gourmet

    Espaço versátil e multifuncional, que pode ser usado de diferentes formas pelos membros da família, dependendo do interesse de cada um – com a estrutura devida, será um ótimo ambiente, além das refeições e reuniões com amigos já mencionados, também para descanso, leitura, relaxamento, prática de aulas de meditação, ginástica etc, dependendo do interesse de cada um.

  • Lazer e entretenimento também podem ter seu lugar garantido na varanda – se essa for a vontade dos moradores, uma mesa para jogos, vídeo game, TV e estrutura para som podem ser facilmente integrados ao projeto da varanda gourmet.
  • Horta Varanda Gourmet

    Devido à claridade e incidência solar, montar um cantinho para cultivar plantas e até uma mini horta na varanda é uma ótima opção para quem gosta desse contato com a natureza e deseja trazer um pouco disso para dentro de sua casa, mesmo sem ter um quintal.

  • As áreas privativas do apartamento ficam cada vez mais preservadas, pois se limitam ao uso exclusivo dos moradores e cada vez menos acessadas por visitantes, já que o cômodo principal do apartamento é a varanda e a estrutura ali oferecida para receber amigos e visitas é ideal para que não seja necessário acessar outros cômodos do apartamento.

Com tantas vantagens e possibilidades de uso, a varanda gourmet certamente faz parte dos planos de muitos consumidores. Atenção aos detalhes e funcionalidade do espaço na hora de definir o projeto farão a diferença para que a sua varanda seja um espaço muito utilizado e confortável.

Gostou das nossas dicas? Acesse outros temas em nosso blog www.tuttidecor.com.br/blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.