Como escolher persiana para cozinha: pontos a considerar

Antes de realizar uma compra é preciso saber como escolher persiana para cozinha, e entender as principais funções diferenças de cada modelo

Como escolher persiana para cozinha? Na hora de escolher, é preciso levar em consideração as condições específicas desse ambiente, sempre sujeito à vapor, umidade e incidência de gordura.

Neste artigo apresentaremos os modelos mais adequados de persiana para cozinha, suas características, custo x benefício e os fatores a considerar para a escolha.

Por que usar persiana para cozinha?

As cozinhas, em geral, são ambientes sujeitos à altas temperaturas, quando os equipamentos de cocção estão funcionando, como forno e fogão.

Além disso, as tão desejadas janelas de cozinha, muito úteis para a ventilação desse ambiente, são também entrada direta de sol, que é muito bem-vindo em diversos momentos, mas que em outras situações pode atrapalhar.

Persiana Rolô para cozinha acima da pia e a frente da ilha
Persiana Rolô para cozinha – Miro Martins Fotografia

Leia mais: O que é a Cortina Blackout e qual é a melhor para você

Se a incidência solar for direta e a posição da janela da cozinha for sob a pia e / ou fogão, a luz direta e o calor do sol atrapalham bastante na execução de tarefas simples como cozinhar, lavar a louça, etc.

O uso da persiana para cozinha nesse caso é indispensável para que a pessoa que estiver a realizar essas tarefas possa concluí-las de forma tranquila.

A cozinha também é o ambiente em que se encontram muitos equipamentos e eletrodomésticos, que merecem proteção. Geladeiras, fornos, micro-ondas, liquidificadores, batedeiras etc podem sofrer danos consideráveis se ficarem expostos aos raios solares diariamente.

Outro ponto de atenção é relacionado ao armazenamento de alimentos. Incidência solar direta nos armários de despensa, assim como em fruteiras ou outros alimentos expostos, é prejudicial e pode alterar as características originais dos mesmos.

As persianas para cozinha são, portanto, a solução para a proteção necessária nesse ambiente, tanto para as pessoas que estiverem ali, como para os equipamentos, mobília e alimentos armazenados e manipulados ali.

O que é importante considerar na hora de escolher persiana para cozinha

Alguns fatores são essenciais para a escolher persiana para cozinha ideal para você.

Conforme mencionado, a cozinha é um ambiente com presença de vapor, umidade, água e gordura.

Sendo assim, é obrigatória a escolha de materiais sintéticos para as persianas para cozinha, que possam ser lavados e limpos com facilidade, além de serem resistentes à umidade.

Por estar em um ambiente “molhado” a persiana para cozinha não pode ser de algum material ou tecido que estrague em contato com água ou que seja suscetível à bolor ou ferrugem.

Os materiais mais usados e indicados para as persianas para cozinha são, portanto, PVC e alumínio.

Conheça os modelos existentes de persiana para cozinha: persiana rolô tela solar (composta por PVC e poliéster), persiana rolô blackout vinílico (composta por PVC e fibra de vidro), persiana horizontal de PVC e persiana de alumínio.

Modelos ideais de persiana para cozinha

PERSIANA ROLÔ PARA COZINHA

A persiana rolô, também conhecida como cortina rolô para cozinha, é um modelo clean, prático e muito funcional.

Fácil de limpar e de acionamento também simples, configura-se como um elemento que proporcionará a proteção, privacidade e até elegância que a cozinha merece.

A cortina rolô para cozinha pode ser de tela solar ou blackout, ambas com PVC como base de sua composição e percentual de poliéster ou fibra de vidro.

PERSIANA ROLÔ TELA SOLAR

A Persiana Rolô Tela Solar para cozinha proporciona proteção e bloqueio dos raios UV, sem impedir no entanto a claridade no ambiente. Ou seja, o fator de proteção solar garante a proteção aos equipamentos, mobília e ainda gera conforto térmico, pois ameniza a temperatura interna.

Tudo isso sem deixar o ambiente escuro, pois a tela solar não impede a entrada de luz no ambiente, apenas a entrada direta do sol.

Persianas com tela de proteção solar são muito recomendadas principalmente se sua cozinha fica muito tempo exposta na direção do sol.

Existem diferentes fatores de proteção, o que é determinado pelo índice de abertura da trama. A tela solar 1% é a opção mais fechada, portanto oferece maior proteção e nenhuma visibilidade; a tela solar 3% é a trama intermediária e já permite visibilidade e a tela solar 5% é a mais aberta e portanto mais transparente. 

Conheça mais sobre as opções de tela solar.

Persiana Rolô Tela Solar acima da pia da cozinha dentro de um ambiente de cor branca
Persiana Rolô Tela Solar
PERSIANA ROLÔ BLACKOUT VINÍLICO

A Persiana Rolô Blackout Vinílico garante bloqueio total da luminosidade no ambiente, com proteção e muita privacidade.

Nessa opção, além de se bloquear os raios solares, bloqueia-se também a claridade, ou seja, a persiana rolô blackout escurecerá a cozinha e pode ser uma boa uma escolha para quem deseja esse efeito.

Muito fácil de limpar, já que a composição é PVC e fibra de vidro, a cortina rolô blackout pinpoint pode ser limpa com a parte macia da esponja e sabão neutro.

Cortina Rolô Blackout dentro de apartamento com sala e cozinha em conjunto
Cortina Rolô Blackout
PERSIANA HORIZONTAL PVC

Com resistentes lâminas de 50mm, a persiana horizontal de PVC é uma excelente opção para ambientes como cozinha.

Devido à sua composição (PVC) e resistência, as persianas horizontais são muito utilizadas em cozinhas por serem bastante fáceis de limpar (com água e sabão neutro), além de serem muito versáteis.

O comando permite apenas o giro das lâminas, deixando assim a persiana colocada na janela mas permitindo a entrada de luz natural ou o recolhimento completo da persiana, no momento em que se deseja deixar a janela aberta para ventilação.

Persiana Horizontal PVC Curve acima de pia de cozinha com cor branca
Persiana Horizontal PVC lâmina 50mm
PERSIANA HORIZONTAL DE ALUMÍNIO

Outro modelo recomendado para é a Persiana de Horizontal Alumínio para cozinha. Com lâminas que variam entre 16mm e 50mm, é um modelo muito prático e versátil.

A opção mais utilizada é a persiana de alumínio 25mm, configurando-se este como um dos modelos com melhor custo x benefício.

O acionamento também permite apenas o giro das lâminas ou seu recolhimento completo. A limpeza, por sua vez, é muito fácil e pode ser realizada com esponja macia e sabão neutro.

Persiana Horizontal Alumínio a frente de uma mesa posta com panelas, talheres, taças e pratos
Persiana Horizontal Alumínio

Veja também: Como escolher persiana rolô para varanda, confira o melhor modelo

Qual material escolher

Sempre que possível, evite as persianas de tecido, elas são campeãs em acumular sujeira, gordura, poeira e afins… Opte sempre pelas persianas de aço ou de alumínio. Além de resistentes, elas são mais fáceis de limpar e, portanto, possuem uma vida útil significativamente maior!

Onde instalar

A persiana deve sempre evitar a proximidade com os eletrodomésticos, como fogão, por exemplo, já que isso pode ocasionar no acúmulo de gordura e sujeira quando se cozinha em casa.

Além disso, os equipamentos da cozinha emitem bastante calor, o que faz com que a proximidade com eles possa resultar na degradação do produto e até mesmo em acidentes domésticos.

O todo importa, sim

Uma persiana não serve apenas para bloquear a entrada excessiva de sol, ou para trazer mais privacidade a um ambiente. Uma persiana também precisa cumprir um propósito estético, ou seja, pense no conjunto da obra na hora de instalar a persiana: cor, formato, material, etc.. todos estes fatores devem estar em harmonia com o ambiente da sua cozinha.

Em resumo, quando se pensa no todo, uma persiana não garante apenas um ambiente mais seguro e confortável, mas, também, traz um ambiente com seu estilo próprio e belo estéticamente!

5 dicas para escolher persiana para cozinha

  • Procure utilizar Persiana para Cozinha em tons neutros, que estejam de acordo com a decoração de sua cozinha. Afinal de contas, a forma mais acertada de integrar a persiana à decoração do ambiente é deixá-la harmônica com o restante do ambiente;
  • Nunca deixe a persiana perto de qualquer objeto que esquente, como um forno elétrico ou fogão, para evitar o risco de acidentes;
  • Persianas também ficam bem em cozinhas clássicas, principalmente de tons neutros;
  • Pense sempre nas suas necessidades para adquirir o modelo que tenha maior durabilidade e mantenha sua qualidade por mais tempo.
  • Mantenha uma rotina simples semanal de limpeza, para evitar o acúmulo de gordura e sujeira em sua persiana, evitando assim necessidade de manutenção nos acionamentos e engrenagens.

Conte com a Tutti Decor na hora de escolher persiana para cozinha ou cortinas sob medida! Todos os modelos, entrega rápida, garantia de 03 anos e parcelamento em até 10x sem juros no cartão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.