Cortinas e Persianas Tela Solar – Características e vantagens.

Cortinas e persianas tela solar são ideais para proteger, de maneira eficiente, os diferentes cômodos nas residências, escritórios e estabelecimentos comerciais da incidência direta dos raios solares.

As cortinas e persianas tela solar são fabricadas a partir de resistentes materiais e com diversos designs. Apresentaremos aqui as características, vantagens e opções de uso para cortinas de tela solar.

Em muitas atividades diárias, a luz solar é bem-vinda e benéfica, mas em outras situações ela pode atrapalhar e então bloqueá-la, ao menos em alguns momentos, torna-se necessário.

Para esses casos, as cortinas e persianas são elementos chave – práticas e versáteis, cumprem a função de bloqueio da luminosidade além de serem peças decorativas muito usadas. As cortinas e persianas tela solar (ou screen, no inglês) são então a solução eficaz e ideal para proteger ambientes da luz do sol.

Cortina Rolô Tela Solar para área gourmet.

A tela solar é composta por poliéster e PVC, sendo suas tramas capazes de bloquear os raios UV, que não só prejudicam a pele humana como também danificam e desbotam os móveis, revestimentos e pisos em ambientes que ficam expostos à luz solar direta.

A proposta da cortina tela solar é deixar os ambientes mais confortáveis e funcionais, bloqueando os raios UV sem tornar os espaços escuros, apenas impedindo a passagem da luz solar que traz incômodo.

Devido ao bloqueio dos raios solares, a cortina tela solar também auxilia no conforto térmico, amenizando a temperatura interna, o que também torna o ambiente mais confortável e garante a plena utilização do mesmo, sendo essas as vantagens do uso desse material e o que torna tão versátil, recomendado e utilizado em espaços como varandas, sacadas, residências, escritórios, consultórios etc.

Cortina Tela Solar – Principais características 

O tecido que compõe a cortina tela solar tem fios posicionados de forma que favorece os diferentes tipos de tramas, que se apresentam em níveis distintos para determinar a capacidade de impedir a passagem dos raios solares. Essas tramas são classificadas da seguinte maneira:

  1. Cortina Tela Solar 1% (Fechada)

    Abertura de 1% entre os fios da trama – é a mais fechada (menos transparente), não permite a visão do exterior.

    Cortina Rolô Tela Solar 1%
  2. Cortina Tela Solar 3% (Intermediária)

    Abertura de 3% entre os fios da trama, é a transição da luminosidade, visibilidade que a cortina dará ao ambiente.

    Cortina Rolô Tela Solar 3% para varanda.
  3.  Cortina Tela Solar 5% (Translúcida)

    Abertura de 5% entre os fios, é a mais usada para cortinas tela solar. Dão o conforto visual e térmico necessários aos cômodos.

    Cortina Rolô Tela Solar 5%.

A porcentagem da abertura entre os fios da trama de cortinas varia de 1 a 12%, porém a capacidade de impedir a passagem dos raios UV, só são alcançadas nas cortinas que tenham abertura até 5%.

Essas tramas dão origem aos modelos das cortinas tela solar, sendo eles:

  • Cortina rolô tela solar

    Cortina Rolô Tela Solar 3%
  • Cortina romana tela solar

    Cortina Romana Tela Solar

# Cortina rolô tela solar

A cortina rolô tela solar ou persiana rolô tela solar é o modelo mais utilizado em ambientes como varandas, sacadas, cozinhas, escritórios e espaços corporativos em geral, pois é um modelo clean, de fácil acionamento, que ocupa pouco espaço e é discreto, não interferindo nas diversas propostas de estilo e decoração. Com a cortina rolô tela solar, pode-se bloquear os raios UV sem perder a luminosidade natural nos ambientes, além de se alcançar maior conforto térmico. A opção da cortina rolô tela solar, que pode ser confeccionada nas tramas 1%, 3% ou 5%, se encaixa perfeitamente nos mais variados projetos, podendo ter acionamento manual ou motorizado, ser instalada lado a lado ou de forma transpassada (para evitar as frestas entre as cortinas) e ainda ter acabamento com bandô, acessório utilizado para proporcionar um acabamento mais elegante, que esconde o suporte da cortina.

A referência no mercado para esse modelo é a cortina rolô Amorim, maior fábrica nacional, que certamente terá a versão ideal para seu projeto.

Conheça as opções e compre agora cortina rolô tela solar.

# Cortina romana tela solar

A cortina romana tela solar ou persiana romana tela solar alia toda a funcionalidade e versatilidade da tela solar com um modelo mais elaborado e sofisticado, que acrescenta ao ambiente um toque decorativo. Esse modelo é formado por gomos, que se recolhem conforme acionamento da cortina, que pode também ser manual ou motorizado.

Conheça as opções e compre agora cortina romana tela solar.

Vantagens da Tela Solar

A tela solar, conforme descrito até aqui, é um material muito recomendado para uso nos mais diversos ambientes, pois apresenta benefícios funcionais e decorativos. Seja no modelo de cortina rolô ou cortina romana, conheça as principais vantagens:

  1. Fator de proteção solar e bloqueio dos raios UV – tecido / material que bloqueia os raios solares, controlando a entrada de luminosidade de acordo com a trama escolhida (1%, 3% ou 5%) e protegendo móveis, eletrodomésticos e piso nos ambientes.]
  2. Conforto térmico – ao bloquear os raios UV, a temperatura interne é amenizada, gerando maior conforto térmico aso ambiente
  3. Versatilidade – devido às suas características, a tela solar é um material se encaixa perfeitamente e atende às necessidades nos maios variados usos e ambientes, como residenciais (sacadas, varandas, salas, dormitórios, cozinhas, banheiros) e corporativos (escritórios, salas comerciais, lojas, clínicas, consultórios, restaurantes) etc.
  4. Praticidade – material muito fácil e simples de limpar, podendo ser conservado mediante limpeza rotineira com bocal de escova do aspirador e pano úmido / esponja macia.
  5. Conceito Decorativo – além de muito funcional, a tela solar está disponível em diversas cores e tramas, o que torna as cortinas rolô tela solar ou cortinas romanas tela solar elementos importante na decoração e renovação de ambientes.
  6. Facilidade na instalação – os modelos de cortina rolô e romana são fáceis de instalar veja nossas dicas aqui

Como e Onde usar a Tela Solar?

Devido às características do material, a tela solar é indicada para utilização em ambientes que têm incidência solar direta, pois é o tecido que poderá bloquear os raios UV sem impedir a luminosidade natural, além de proteger pisos e móveis do ambiente, não desbotar com a incidência solar direta e ainda proporcionar maior conforto térmico.

Além dessas características, a tela solar, por ser composta por poliéster e PVC, é um material de fácil limpeza e resistente à fatores como umidade e vapor, o que torna sua utilização ainda mais versátil, em todo tipo de ambiente e projeto.

Veja abaixo uma relação dos principais usos recomendados para a tela solar:

  • Varandas e sacadas – quando envidraçadas, tornam-se um cômodo a mais nos apartamentos e casas. As cortinas rolô tela solar deixam esse esse espaço muito mais confortável, aconchegante e funcional – pois permitem a utilização para refeições, descanso e confraternizações em geral, já que sem a incidência solar direta e com temperatura amenizada, o cômodo se torna mito mais utilizado.
Cortina Rolô Tela Solar 5% para varanda.
  • Cozinhas – nesse cômodo as cortinas rolô de tela solar para cozinha são muito recomendadas, por bloquear os raios UV que por vezes atingem o rosto de quem ocupa o ambiente, dependendo da localização da janela, além de ter função importante na proteção dos eletrodomésticos. As cortinas de tela solar podem ser limpas com pano úmido ou esponja macia e detergente neutro, sendo então recomendadas para ambientes em que a limpeza mais frequente é necessária, devido a incidência de gordura e vapor comuns nas cozinhas. 
Cortina Rolô Tela Solar 3% para cozinha.
  • Quartos e Salas – nesses ambientes, as cortinas de tela solar, tanto no modelo rolô como romana, são ideais no bloqueio do sol, mas não da luminosidade, criando o efeito desejado.
Cortina Romana para Sala de Jantar.
  • Escritórios, salas de reuniões e eventos, consultórios, clínicas, ambientes corporativos – as cortinas de tela solar no ambiente corporativo são muito indicadas, pois bloquear a incidência direta dos raios solares é necessário para que se tenha um ambiente de trabalho adequado, sem luminosidade excessiva que impeça, por exemplo, a boa visualização das telas dos computadores, mas que ao mesmo tempo permita a entrada controlada de luz natural. As persianas tela solar ainda proporcionam conforto térmico, amenizando a temperatura interna, muito importante para consultórios, clínicas, lojas e escritórios em geral, para uma melhor experiência de seus clientes, pacientes e colaboradores.

Interessante, não é? Conheça as opções e compre sua cortina rolô tela solar online.

Uma resposta para “Cortinas e Persianas Tela Solar – Características e vantagens.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.