Os 4 tipos de persianas horizontais e suas principais características

São diversos os tipos de persianas horizontais, e a escolha do melhor não é tão simples como se imagina. É preciso conhecer detalhes do material e como elas devem ser acionadas, por exemplo, para então definir qual o tipo e modelo mais indicado para seu ambiente.

Quando decoramos um espaço, seja residencial, seja comercial, devemos pensar em todos os detalhes. Móveis, revestimentos de pisos, paredes, tapeçaria, iluminação, enfim, os elementos devem se complementar a fim de se alcançar um projeto harmonioso.

As persianas têm ocupado cada vez mais um lugar de destaque nos projetos, seja por sua função importantíssima de controlar a luminosidade dos ambientes, deixando-os mais confortáveis e versáteis, seja pela questão decorativa, pois encontrar um modelo que funcional e esteticamente adequado ao projeto é fundamental para o sucesso do mesmo.

A versatilidade das persianas horizontais é aproveitada em diferentes ambientes. A seguir vamos conhecer os principais tipos de persianas horizontais e suas características!

Persiana Horizontal

Leia também: Persiana Rolô Tela Solar: 9 motivos para ser a opção ideal em ambientes comerciais

Tipos de persianas horizontais e suas características

As persianas horizontais são criação do engenheiro francês Pierre Le Fou, que em uma tentativa de montar um mecanismo para controlar o fluxo de água de um riacho, chegou às lâminas que são usadas na estrutura de uma persiana horizontal. 

Ele não tinha noção de quanto sua invenção ganharia o mundo, e se tornaria a mais eficiente forma de controlar a luminosidade em ambientes.

Os principais tipos de persianas horizontais disponíveis no mercado são:

  1. Persiana horizontal alumínio
  2. Persiana horizontal madeira
  3. Persiana horizontal bambu
  4. Persiana horizontal PVC

A seguir, entenda melhor sobre cada tipo de persiana horizontal, e suas principais características. 

1. Persiana horizontal de alumínio

É o modelo mais usado de persiana horizontal, devido ao seu custo-benefício e versatilidade.

As lâminas de alumínio são resistentes à umidade, vapor e ação desses agentes nas lâminas, por isso as persianas horizontais de alumínio são indicadas para uso tanto em ambientes secos, como salas, quartos e escritórios, como em ambientes com incidência de vapor, umidade e que necessitam de limpeza mais frequente, como cozinhas e banheiros. 

As lâminas dessas persianas podem ser facilmente limpas com esponja macia ou pano úmido e detergente neutro, o que garante a conservação das mesmas de forma simples. 

As persianas horizontais de alumínio podem ser fabricadas com lâminas de espessura 16mm, 25mm ou 50mm, modelo ideal de persianas para quartos.

Conheça as persianas horizontais de alumínio e simule o valor de sua medida personalizada aqui.

Persiana Horizontal Alumínio 25mm

2. Persiana horizontal PVC

As persianas horizontais de PVC Curve são muito práticas, versáteis, resistentes e bonitas. Com lâminas de 50mm, agregam beleza aos projetos, sem deixar de ser extremamente funcionais.

São também indicadas para uso em qualquer ambiente, tanto os secos quanto aqueles em que há incidência de vapor e umidade ou que necessitam de limpeza constante.

Um dos tipos mais usados atualmente, estão sendo muito empregadas em espaços como hospitais, clínicas, consultórios, escritórios, pois são elegantes, funcionais e também apresentam vantajoso custo-benefício.

Conheça as persianas horizontais de PVC e simule o valor de sua medida personalizada aqui.

Persiana Horizontal PVC lâmina 50mm

3. Persiana horizontal de madeira

As persianas horizontais de madeira são nobres e enriquecem os ambientes dando um toque de elegância e sofisticação. 

Dependendo da proposta do ambiente, usar uma persiana horizontal de madeira emprega um ar rústico ao espaço e devido à variedade das opções disponíveis e seu estilo clássico, essas persianas podem ser facilmente incorporadas a qualquer projeto.

As lâminas das persianas de madeira são de 50mm e a indicação é que sejam usadas apenas em ambientes secos, como salas, quartos, escritórios, consultórios, em que não haja incidência de umidade e vapor, assim como  não se indica seu uso em ambientes nos quais a temperatura supere os 35 ºC, para evitar qualquer desgaste e desbotamento das lâminas de madeira.

Conheça as persianas horizontais de madeira e simule o valor de sua medida personalizada aqui.

Persiana Horizontal Madeira lâmina 50mm

4. Persiana horizontal de bambu

É um tipo de persiana que carrega consigo uma proposta ecológica de leveza e praticidade. As persianas horizontais em bambu são indicadas para ambientes secos, sem incidência de vapor e umidade.

As lâminas das persianas horizontais de bambu são fabricadas com 50mm, assim como as de madeira.

Conheça as persianas horizontais de bambu e simule o valor de sua medida personalizada aqui.

Persiana Horizontal Bambu lâmina 50mm

Tipos de acionamento das persianas

As persianas horizontais podem ser acionadas das seguintes formas: 

  • Acionamento standard: quando o giro das lâminas é acionado por um bastão e o recolhimento delas é acionado por uma corrente; 
  • Acionamento monocontrole: sistema em que o giro e o recolhimento das lâminas é acionado por um comando único, ou seja, a persiana tem apenas uma corrente;
  • Acionamento motorizado: todos os comandos são feitos por controle remoto e a persiana é motorizada.

Comparativo

Acionamento standard


É o custo-benefício mais vantajoso, pois é o sistema mais econômico existente. Com o movimento do bastão de acrílico se faz o giro das lâminas, deixando-as totalmente fechadas, para impedir entrada de luz, ou abertas, quando a persiana permanece abaixada, mas as lâminas abertas permitem a entrada de luz. Já a corrente, faz o recolhimento da persiana.

Persiana Horizontal PVC Standard

Acionamento monocontrole


Sistema que permite giro e recolhimentos das lâminas em um único comando, que é uma corrente. Sistema mais leve e indicado para persianas maiores e mais pesadas, pois permite medidas maiores nas peças.

Persiana Horizontal Madeira Monocontrole

Acionamento motorizado


Acionamento por controle remoto ou automação. Proporciona mais sofisticação e praticidade aos projetos, mas implica em um gasto mais elevado com os motores e sistema de automação. Indicado para grandes projetos, com quantidade considerável de peças.

Manutenção e Limpeza das persianas horizontais

A limpeza é tema importante na durabilidade e conservação das persianas. Dependendo do ambiente em que a persiana se encontra, é necessária uma limpeza mais frequente ou pesada, em outros casos, apenas a limpeza rotineira é suficiente para garantir a conservação adequada das peças.

As persianas horizontais de bambu e madeira devem ser limpas apenas com pano seco ou aspirador de pó, semanalmente, para evitar o acúmulo de pó nas lâminas.

Já as persianas de alumínio e PVC, tem a vantagem de poder receber uma limpeza mais pesada, por isso também é que são indicadas e muito usadas em ambientes como cozinhas e banheiros, pois podem ser limpas com esponja macia ou pano úmido e detergente neutro, suficientes para remover pó ou gordura das lâminas.

O uso de produtos químicos ou abrasivos não é indicado para as persianas, pois pode riscar, manchar ou desbotar as lâminas.

Conheça os principais modelos de persianas horizontais da Amorim, maior fábrica nacional e sinônimo de qualidade garantida. Compre agora online na Tutti Decor!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.