Salão Internacional do Móvel de Milão 2019

O Salão Internacional do Móvel de Milão encerrou sua  58ª edição há alguns dias, tendo recebido profissionais e expositores de todo o mundo, concretizando-se como o maior evento do segmento de decoração, móveis e complementos no cenário internacional.

Esta feira, que teve sua primeira edição em 1.961, afim de promover a exportação dos móveis italianos, sempre foi um palco que combinou negócios e cultura, contando ao longo dos anos a história do design de móveis, e claro, sempre olhando para o futuro deste fascinante mercado.

Assim, explorar e lançar as tendências do mundo da decoração é ponto forte do Salão Internacional de Milão.

Para que você entenda o evento e fique a par das novidades, a Tutti Decor preparou este artigo sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão.

Salão Internacional do Móvel de Milão

Um olhar sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão

O Salão Internacional do Móvel de Milão é mais do que uma grande feira internacional. É, com certeza, a principal vitrine no segmento e serve como referência para profissionais do ramo de decoração, que visam criar produtos de alta qualidade, alinhados com as novidades e tendências.

Atualmente, o evento acontece em uma área de aproximadamente 230.000 metros quadrados ocupados.

Tamanha importância no segmento, os números não deixam mentir. Em 2018, o evento contou com cerca de 1.841 expositores de 33 países e mais de 434.ooo visitantes de todo o mundo. No Salão Internacional do Móvel de Milão 2019, o número de expositores saltou para mais de 2.400, sendo aproximadamente 34% estrangeiros, segundo dados da Câmara ítalo brasileira de comércio e indústria do Rio de Janeiro).

Novidades do Salão Internacional do Móvel de Milão 2019

O grande homenageado este ano foi Leonardo Vinci, devido aos 500 anos de sua morte, que serão completados em maio. Assim diversos eventos e apresentações tiveram o artista como ícone.

Não é para menos – o inventor e arquiteto continua sendo referência e inspiração para designers e projetistas até hoje, devido sua complexidade.

Outra novidade deste ano foi o S-Project. Esta instalação foi dedicada a mostrar as inovações baseadas no conceito de permutabilidade entre os móveis desenhados para diferentes espaços.

Desta forma, criando um ambiente híbrido e que serve não apenas para o local de trabalho, mas também para casa.

Em breve, as principais inspirações do evento deste ano, assim como as tendências no segmento poderão ser visualizadas em produtos e coleções em nosso mercado.

História do Salão Internacional do Móvel de Milão

Como dito, a feira se iniciou em 1961, com o foco original sendo o mobiliário clássico italiano.

Os patrocinadores originais eram produtores de móveis que participavam da Associação Comercial Federelegno-Arredo.

Este evento cresceu significativamente através dos anos, permitindo que empresas do mundo todo viessem expor seus produtos e novos conceitos.

A Feira é atualmente organizada e operada pela Cosmit S.p.A (Societá per Azioni – muito semelhante ao que chamamos aqui no Brasil de S.A.), a corporação de comércio e um membro do ICSID (Sigla em inglês para Conselho Internacional para Sociedades de Design industrial).

Conforme demonstrado, o evento cresce a cada ano, mas não apenas em número de pessoas, mas também em qualidade.

Muitas inovações já passaram por este incrível evento, por exemplo novas tecnologias de iluminação como o Candelabro Flos 2620 LED – que aliás tinha este nome por causa dos 2620 LED´s que acendiam de forma aleatória, criando uma sutil – e impressionante – ilusão de movimento.

A cada ano mais novidades aparecem no Salão Internacional do Móvel de Milão, que ganha ainda mais força e notoriedade ao reunir, a cada edição, os mais renomados profissionais do segmento de mobiliário, decoração de interiores e arquitetura.

Salão Internacional do Móvel de Milão

Salão Internacional do Móvel de Milão: Uma referência internacional

Não é novidade que Milão sempre se destacou por trazer inovação em grandes eventos que frequentemente acontecem nesta grande cidade.

O Salão Internacional do Móvel de Milão tem como objetivo não apenas ser palco para exposição dos produtos no segmento, mas busca ser o ponto de referência para tudo que usaremos em nossas casas.

Estar no Salão Internacional do Móvel de Milão é ver um pouco da história do design de interiores e de mobiliário se desenrolar na frente dos olhos e buscar, diretamente na fonte, a inspiração para as maiores novidades e tendências desse mercado.

Participar e visitar este evento grandioso significa muito para as empresas nacionais. O investimento é alto, mas trazer as maiores novidades do segmento para o âmbito nacional, não tem preço!

As categorias da Salão Internacional do Móvel de Milão

Existem três categorias de estilo que podem ser encontradas no Salão Internacional do Móvel de Milão.

Elas são divididas desta forma para facilitar a pesquisa dos visitantes da feira, e estão dispostas da seguinte forma:

  1. – Clássico

Que se inspira diretamente dos valores da tradição, dos móveis feitos de forma artesanal e artística, e na habilidade única de fazer objetos e móveis em estilo clássico.

  • – Design

Aqui, os produtos trazem funcionalidade, inovação e um grande senso de estilo.

  • – xLux

Esta sessão é devotada ao eterno luxo, com diversas releituras para ter um olhar mais contemporâneo.

Muitos objetos aqui combinam qualidade e tecnologia, sendo sempre produzidos com criatividade, pelas companhias líderes de mercado, que desenvolveram seu negócio ao investir cada ano mais em produtos inovadores e em soluções inteligentes para móveis.

Salão Internacional do Móvel de Milão

Mas não é apenas isso. Existem outros espaços que são dignos de serem comentados aqui, como por exemplo:

  • Euroluce: Aqui se reúne a Exibição Bienal Internacional de Iluminação, que tem foco no uso inteligente da luz, tanto para casa, escritórios e até mesmo shows e eventos;
  • SaloneUffficio:  Neste espaço encontra-se um mix entre soluções voltadas ao escritório e mobiliário para momentos recreacionais. Todos os objetos aqui tem o foco de propor soluções inteligentes para o lugar de trabalho, sempre voltado à autonomia e à pessoa.
  • Salão Satélite (ou Salone Satellite): Este espaço é dedicado aos novos designers emergentes, e tem objetivo de mostrar os seus trabalhos para o mundo do design.

Fique atento às novidades e tendências trazidas pelos maiores fabricantes nacionais que visitaram esse grande evento e aplicarão os conceitos em seus produtos. Aqui na Tutti Decor você encontrará, em breve, o que há de mais moderno no segmento de cortinas e persianas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.