Como escolher persiana para banheiro: pontos de atenção

Antes de decidir o melhor produto para a sua casa é preciso conhecer diferentes modelos e saber como escolher persiana para banheiro.

Quando se pensa em como escolher persiana para banheiro , em geral, procura-se aquela que garante mais privacidade, proteção e um elemento decorativo para compor o estilo desse cômodo.

A persiana para banheiro é importante para garantir privacidade ao ambiente, que muitas vezes tem janelas que permitem visão externa, ou que estão posicionadas muito próximas a corredores, jardins etc.

Além disso, a persiana para banheiro é ideal para controlar a entrada de luminosidade, que muitas vezes pode atrapalhar no uso do espaço.

Para garantir que a escolha do modelo ideal de persiana para banheiro seja adequada ao ambiente, alguns critérios devem ser considerados.

A Tutti Decor preparou esse artigo para te orientar nesse momento, listando as principais características de cada modelo, os materiais indicados, a forma correta de limpar etc. Confira!

O que considerar na hora de escolher a persiana para banheiro

  • O material da persiana deve ser resistente à umidade e vapor, que estão sempre presentes nos banheiros. Materiais como alumínio e PVC são os mais indicados para esse uso;
  • Fácil limpeza e manutenção garantem maior durabilidade à persiana, pense em modelos práticos nesse sentido;
  • Qual tipo de bloqueio de luminosidade é desejado – se a ideia é bloquear por completo a entrada de luz, deve-se pensar em um modelo blackout (vinílico, que resiste a vapor e umidade). Já se a claridade é bem-vinda ao ambiente, outras opções como tela solar, alumínio e PVC serão boas escolhas, pois garantirão privacidade quando desejado sem escurecer o banheiro.

Modelos de Persianas para Banheiros e Lavabos

Como já mencionado, o material do produto deve ser considerado na hora de escolher persiana para banheiro. Persianas para banheiros e lavabos devem ser resistentes à vapor e umidade.

Sendo assim, os modelos mais indicados e utilizados de persiana para banheiro são: persiana rolô para banheiro, persiana horizontal de alumínio para banheiro, persiana horizontal de PVC para banheiro.

Persiana Rolô

A Persiana Rolô é um dos modelos mais escolhidos para banheiros e lavabos.

Devido à sua fácil limpeza, manutenção e instalação, a cortina rolô é indicada para uso nesse ambiente, pois proporciona privacidade e proteção quando fechada e ainda é bastante clean quando recolhida.

As opções indicadas de persiana rolô / cortina rolô para banheiro são: persiana rolô tela solar e persiana rolô blackout vinílico.

PERSIANA ROLÔ TELA SOLAR

A persiana rolô tela solar é composta por PVC e Poliester, materiais resistentes à vapor e umidade. Além disso, a persiana rolô com tela solar é muito fácil de limpar.

A tela solar, conforme já explicado em outros artigos, bloqueia os raios UV, ameniza a temperatura interna nos ambientes, protege móveis, pisos e equipamentos das ações nocivas dos raios do sol, além de garantir privacidade sem escurecer o ambiente.

Conheça mais sobre as características, vantagens e opções da tela solar.

A escolha da tela solar ideal depende do nível de privacidade desejado.

  • Cortina Rolô Tela Solar 1% – a abertura de 1% entre os fios da trama é a menos transparente, não permite a visão do exterior. Essa é a opção mais eficiente no bloqueio dos raios UV, indicadas para ambientes com alta incidência solar direta.
  • Cortina Rolô Tela Solar 3% – a abertura de 3% entre os fios da trama é a transição da luminosidade, visibilidade que a cortina dará ao ambiente. Essa é a opção intermediária, representa o melhor custo x benefício entre as opções, indicada para ambientes com média incidência solar.
  • Cortina Rolô Tela Solar 5% – Abertura de 5% entre os fios, é a trama mais transparente, que permite maior visibilidade do exterior. É indicada para ambientes com menor incidência solar.
persiana para banheiro acima de uma banheira dentro de um toilet de cor branca e cinza
Persiana Rolô Tela Solar para Banheiro

Persiana Rolô Blackout Vinílico

A persiana rolô blackout vinílico é composta por PVC e fibra de vidro, materiais também resistentes à vapor e umidade.

A persiana rolô blackout é ideal para quem deseja bloquear por completo a entrada de luz pelas janelas do banheiro, além de privacidade total.

Pelo tecido blackout não passa nenhuma luminosidade e por isso é a escolha de pessoas que desejam escurecer o ambiente, principalmente quando se trata de suítes, ou seja, do banheiro dentro do quarto, pois nesses casos a entrada de luz pode atrapalhar inclusive o sono.

persiana para banheiro na cor branca ao lado de pia
Persiana Rolô Blackout Vinílico para Banheiro

Persiana Horizontal

As persianas horizontais são modelos também bastante indicados para uso em banheiros e lavabos. Veja os principais modelos:

PERSIANA HORIZONTAL DE ALUMÍNIO

A persiana horizontal de alumínio é composta por lâminas de 25mm e seu comando permite apenas girar as lâminas (quando se deseja entrada de claridade e ar pelas lâminas) ou girar e recolher as lâminas por completo.

Além de serem muito fáceis de limpar, as persianas horizontais de alumínio representam ótimo custo x benefício, além de proporcionar privacidade, proteção e beleza ao ambiente.

persiana horizontal de alumínio a frente de uma mesa com um bonsai e pequenas pás laranjas
Persiana Horizontal Alumínio
PERSIANA HORIZONTAL DE PVC

A persiana horizontal de PVC tem lâminas de 50mm, que podem ser giradas e recolhidas.

Além das mesmas características das persianas de alumínio, as de PVC ainda são sustentáveis e mais modernas, devido à espessura de suas lâminas.

persiana horizontal de PVC acima de uma banheira dentro de um banheiro
Persiana Horizontal PVC

Cuidados Necessários com as Persianas para Banheiros e Lavabos

É importante tomar algumas precauções para aumentar o tempo de vida útil das persianas para banheiros em geral.

Uma das principais, é manter a janela entreaberta para garantir um mínimo de circulação de ar no ambiente, permitindo que o vapor formado saia do banheiro.

Isso evita que a persiana para banheiro e lavabos fique molhada por muito tempo, evitando a ocorrência de mofo.

A limpeza periódica também é muito importante. As persianas para banheiros devem ser limpas com pano úmido ou esponja macia com sabão neutro, em todos os modelos apresentados neste artigo.

Produtos abrasivos ou alvejantes não devem ser utilizados, para não danificar as persianas.

A Tutti Decor é especialista em persianas e cortinas sob medida, para atender a necessidade em qualquer ambiente, modelo e tamanho.

Conheça também os modelos mais indicados e suas características para persiana para quarto, persiana para escritório, persiana para sala e persiana para varanda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.