Como escolher tela solar para varanda, confira o melhor modelo

Saiba como diferenciar os modelos e como escolher tela solar para varanda.

A Persiana Rolô, em tela solar, é ideal para uso em varandas gourmet, sacadas ou varandas pequenas, que tenham envidraçamento. Mas você sabe como escolher tela solar para varanda?

Isso porque a persiana rolô tela solar, ou também conhecida como cortina rolô de tela solar, bloqueia os raios  UV, diminui a temperatura interna do ambiente, deixando o mesmo muito mais confortável e ainda protege os móveis, pisos e equipamentos das ações nocivas do sol.

A persiana rolô para varanda ainda proporciona privacidade ao espaço, além de dar um toque muito elegante à varanda ou sacada do apartamento.

Na hora de escolher tela solar para varanda, podem surgir diversas dúvidas, como por exemplo a forma de instalação, que pode ser lado a lado ou transpassada.

Além disso, as persianas rolô para varanda em tela solar podem ter a abertura da trama em 1, 3 ou 5% – esse percentual representa o índice de abertura da trama e portanto se o tecido será mais fechado ou mais transparente.

Veja nossas dicas e comentários a respeito das opções de tela solar e formas de instalação, para ajudar no momento da escolha para seu projeto.

Instalação lado a lado ou transpassada – qual é a melhor opção de tela solar para varanda?

O tipo de instalação mais recomendada para cada projeto depende de alguns quesitos, assim como do gosto pessoal de cada cliente.

A instalação lado a lado tem como característica a formação de uma fresta entre as cortinas enquanto a instalação transpassada consiste basicamente em evitar essas frestas no encontro das persianas.

Instalação lado a lado – características

A instalação das persianas lado a lado consiste na instalação de uma persiana ao lado da outra, de forma nivelada e linear.

Nesse tipo de instalação, uma fresta é formada no encontro das persianas e isso acontece porque o tecido é um pouco menor do que o suporte da persiana.

Sendo assim, ao instalar uma persiana ao lado da outra, os suportes ficam grudados, mas os tecidos, que são menores do que os suportes, inevitavelmente, não ficam grudados e é por isso que a fresta aparece.

O tamanho dessa fresta depende de diversos fatores, como o fabricante das persianas, o lado do comando das persianas, o uso ou não de um acessório redutor de fresta nas persianas etc.

A instalação lado a lado pode ser realizada tanto com fixação das persianas no teto como na parede, sempre que houver espaço para tal.

Veja mais:Persiana para sala: Como escolher o modelo ideal?

Veja algumas fotos de projetos com instalação lado a lado:

Persiana Rolô instalação lado a lado
Persiana Rolô instalação lado a lado
Persiana rolô para varanda lado a lado
Persiana rolô para varanda lado a lado

Instalação Transpassada – características e critérios

A instalação das persianas rolô transpassadas, por sua vez, consiste em fazer a instalação de forma alternada, com o sentido do rolamento das persianas alternado, de forma a criar o transpasse entre as persianas e assim fazer com que não fiquem frestas entre as persianas.

Para isso, uma persiana vai instalada bem rente o vidro e a próxima persiana é instalado sobreposta à primeira, com um transpasse que pode variar de 8 a 12cm, fazendo com que não fique frestas no encontro das persianas.

A instalação transpassada é preferencialmente realizada com a fixação das persianas no teto, de forma a ficar uma instalação bem clean.

No entanto, se a instalação precisar ser na parede, devido à impossibilidade de instalação no teto, o uso de suportes específicos viabiliza a instalação transpassada na parede.

Veja fotos de instalação de persianas rolôs transpassadas:

Persiana Rolô para Varanda
Persiana Rolô transpassada
Persiana Rolô instalação sobreposta
Persiana Rolô instalação sobreposta

Confira também:O que é a Cortina Blackout e qual é a melhor para você

O gosto pessoal é também determinante para a definição do tipo de instalação ideal.

Algumas pessoas não gostam da fresta entre as persianas, formadas na instalação lado a lado e por isso para esses clientes o ideal é optar para instalação das persianas rolô transpassadas.

Já outras pessoas não gostam da instalação sobreposta, preferem que as persianas fiquem lineares e por isso, para esses clientes, o mais indicado é a instalação lado a lado.

De qualquer forma, consultar um especialista e fazer um projeto de cortinas sob medida, com todos os detalhes sendo avaliados no local é a melhor opção para que o resultado final fique alinhado com suas expectativas e gostos.

Conte com a Tutti Decor e nossa equipe de especialistas, que poderão auxiliá-lo com todos os detalhes do seu projeto, desde a escolha do modelo de sua persiana, tecido, coleção e também a melhor forma de instalação. Compre online ou agende uma visita, acesse Tutti Decor.

Os benefícios da tela solar para varanda

Antes de escolher persiana rolô para varanda, saiba que a tela solar tem características exclusivas, devido a matéria-prima e tecnologia utilizada em sua fabricação, vejamos algumas:

  • Bloqueio dos raios UV – a tela solar impede a entrada dos raios solares nocivos a saúde humana. Além disso, protege os móveis, equipamentos, eletrodomésticos, piso e outros elementos dos danos causados pelos raios UV, como desbotamento e queimaduras.
  • Conforto térmico – a transferência de calor num ambiente acontece quando os raios solares ultrapassam a janela e refletem nas paredes ou piso. Com uma cortina tela solar ou persiana tela solar, esse processo é amenizado e a temperatura interna ficará mais agradável.
  • Praticidade na conservação e limpeza – por ser composta por PVC e poliéster, a tela solar é um material muito fácil de ser limpo e conservado. A limpeza rotineira pode ser feita com aspirador de pó usando-se a escova do mesmo, pano úmido ou até esponja macia e sabão neutro.
  • Modelo Clean – facilmente incorporado a diversos ambientes e estilos decorativos, por se tratar de um modelo clean e bonito, que harmoniza com os demais elementos dos cômodos sem interferir na questão estética.

É importante saber que as persianas rolô de tela solar têm diferença na composição de suas tramas de fio.

O percentual de abertura da trama determina o nível de transparência da tela solar e os tipos mais usados são os seguintes:

  • Tela solar 1% de abertura – trama mais fechada, não permite visibilidade – indicada para uso em varandas ou sacadas que recebem alta incidência solar, assim como para casos em que se deseja maior privacidade.
  • Tela solar 3% de abertura – trama com média transparência, intermediária – melhor custo x benefício, é indicada para varandas e sacadas com incidência moderada de sol e para os casos em que se deseja ter visibilidade de dentro do ambiente para fora.
  • Tela solar 5% de abertura – trama mais translúcida, permite maior visibilidade – indicada para ambientes com baixa incidência solar e para os casos em que se deseja ter maior visibilidade de dentro para fora.

Conheça mais sobre os benefícios, indicações de uso e características das persianas rolô tela solar e aprenda

Seja qual for seu projeto, consulte a Tutti Decor para te auxiliar!

2 respostas para “Como escolher tela solar para varanda, confira o melhor modelo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.