Ícone do site Blog Tutti Decor

Como escolher persiana para cozinha: pontos a considerar

Antes de realizar uma compra é preciso saber como escolher persiana para cozinha, e entender as principais funções diferenças de cada modelo

Como escolher persiana para cozinha? Na hora de escolher, é preciso levar em consideração as condições específicas desse ambiente, sempre sujeito à vapor, umidade e incidência de gordura.

Neste artigo apresentaremos os modelos mais adequados de persiana para cozinha, suas características, custo x benefício e os fatores a considerar para a escolha.

Por que usar persiana para cozinha?

As cozinhas, em geral, são ambientes sujeitos à altas temperaturas, quando os equipamentos de cocção estão funcionando, como forno e fogão.

Além disso, as tão desejadas janelas de cozinha, muito úteis para a ventilação desse ambiente, são também entrada direta de sol, que é muito bem-vindo em diversos momentos, mas que em outras situações pode atrapalhar.

Persiana Rolô para cozinha – Miro Martins Fotografia

Leia mais: O que é a Cortina Blackout e qual é a melhor para você

Se a incidência solar for direta e a posição da janela da cozinha for sob a pia e / ou fogão, a luz direta e o calor do sol atrapalham bastante na execução de tarefas simples como cozinhar, lavar a louça, etc.

O uso da persiana para cozinha nesse caso é indispensável para que a pessoa que estiver a realizar essas tarefas possa concluí-las de forma tranquila.

A cozinha também é o ambiente em que se encontram muitos equipamentos e eletrodomésticos, que merecem proteção. Geladeiras, fornos, micro-ondas, liquidificadores, batedeiras etc podem sofrer danos consideráveis se ficarem expostos aos raios solares diariamente.

Outro ponto de atenção é relacionado ao armazenamento de alimentos. Incidência solar direta nos armários de despensa, assim como em fruteiras ou outros alimentos expostos, é prejudicial e pode alterar as características originais dos mesmos.

As persianas para cozinha são, portanto, a solução para a proteção necessária nesse ambiente, tanto para as pessoas que estiverem ali, como para os equipamentos, mobília e alimentos armazenados e manipulados ali.

O que é importante considerar na hora de escolher persiana para cozinha

Alguns fatores são essenciais para a escolher persiana para cozinha ideal para você.

Conforme mencionado, a cozinha é um ambiente com presença de vapor, umidade, água e gordura.

Sendo assim, é obrigatória a escolha de materiais sintéticos para as persianas para cozinha, que possam ser lavados e limpos com facilidade, além de serem resistentes à umidade.

Por estar em um ambiente “molhado” a persiana para cozinha não pode ser de algum material ou tecido que estrague em contato com água ou que seja suscetível à bolor ou ferrugem.

Os materiais mais usados e indicados para as persianas para cozinha são, portanto, PVC e alumínio.

Conheça os modelos existentes de persiana para cozinha: persiana rolô tela solar (composta por PVC e poliéster), persiana rolô blackout vinílico (composta por PVC e fibra de vidro), persiana horizontal de PVC e persiana de alumínio.

Modelos ideais de persiana para cozinha

PERSIANA ROLÔ PARA COZINHA

A persiana rolô, também conhecida como cortina rolô para cozinha, é um modelo clean, prático e muito funcional.

Fácil de limpar e de acionamento também simples, configura-se como um elemento que proporcionará a proteção, privacidade e até elegância que a cozinha merece.

A cortina rolô para cozinha pode ser de tela solar ou blackout, ambas com PVC como base de sua composição e percentual de poliéster ou fibra de vidro.

PERSIANA ROLÔ TELA SOLAR

A Persiana Rolô Tela Solar para cozinha proporciona proteção e bloqueio dos raios UV, sem impedir no entanto a claridade no ambiente. Ou seja, o fator de proteção solar garante a proteção aos equipamentos, mobília e ainda gera conforto térmico, pois ameniza a temperatura interna.

Tudo isso sem deixar o ambiente escuro, pois a tela solar não impede a entrada de luz no ambiente, apenas a entrada direta do sol.

Persianas com tela de proteção solar são muito recomendadas principalmente se sua cozinha fica muito tempo exposta na direção do sol.

Existem diferentes fatores de proteção, o que é determinado pelo índice de abertura da trama. A tela solar 1% é a opção mais fechada, portanto oferece maior proteção e nenhuma visibilidade; a tela solar 3% é a trama intermediária e já permite visibilidade e a tela solar 5% é a mais aberta e portanto mais transparente. 

Conheça mais sobre as opções de tela solar.

Persiana Rolô Tela Solar
PERSIANA ROLÔ BLACKOUT VINÍLICO

A Persiana Rolô Blackout Vinílico garante bloqueio total da luminosidade no ambiente, com proteção e muita privacidade.

Nessa opção, além de se bloquear os raios solares, bloqueia-se também a claridade, ou seja, a persiana rolô blackout escurecerá a cozinha e pode ser uma boa uma escolha para quem deseja esse efeito.

Muito fácil de limpar, já que a composição é PVC e fibra de vidro, a cortina rolô blackout pinpoint pode ser limpa com a parte macia da esponja e sabão neutro.

Cortina Rolô Blackout
PERSIANA HORIZONTAL PVC

Com resistentes lâminas de 50mm, a persiana horizontal de PVC é uma excelente opção para ambientes como cozinha.

Devido à sua composição (PVC) e resistência, as persianas horizontais são muito utilizadas em cozinhas por serem bastante fáceis de limpar (com água e sabão neutro), além de serem muito versáteis.

O comando permite apenas o giro das lâminas, deixando assim a persiana colocada na janela mas permitindo a entrada de luz natural ou o recolhimento completo da persiana, no momento em que se deseja deixar a janela aberta para ventilação.

Persiana Horizontal PVC lâmina 50mm
PERSIANA HORIZONTAL DE ALUMÍNIO

Outro modelo recomendado para é a Persiana de Horizontal Alumínio para cozinha. Com lâminas que variam entre 16mm e 50mm, é um modelo muito prático e versátil.

A opção mais utilizada é a persiana de alumínio 25mm, configurando-se este como um dos modelos com melhor custo x benefício.

O acionamento também permite apenas o giro das lâminas ou seu recolhimento completo. A limpeza, por sua vez, é muito fácil e pode ser realizada com esponja macia e sabão neutro.

Persiana Horizontal Alumínio

Veja também: Como escolher persiana rolô para varanda, confira o melhor modelo

Qual material escolher

Sempre que possível, evite as persianas de tecido, elas são campeãs em acumular sujeira, gordura, poeira e afins… Opte sempre pelas persianas de aço ou de alumínio. Além de resistentes, elas são mais fáceis de limpar e, portanto, possuem uma vida útil significativamente maior!

Onde instalar

A persiana deve sempre evitar a proximidade com os eletrodomésticos, como fogão, por exemplo, já que isso pode ocasionar no acúmulo de gordura e sujeira quando se cozinha em casa.

Além disso, os equipamentos da cozinha emitem bastante calor, o que faz com que a proximidade com eles possa resultar na degradação do produto e até mesmo em acidentes domésticos.

O todo importa, sim

Uma persiana não serve apenas para bloquear a entrada excessiva de sol, ou para trazer mais privacidade a um ambiente. Uma persiana também precisa cumprir um propósito estético, ou seja, pense no conjunto da obra na hora de instalar a persiana: cor, formato, material, etc.. todos estes fatores devem estar em harmonia com o ambiente da sua cozinha.

Em resumo, quando se pensa no todo, uma persiana não garante apenas um ambiente mais seguro e confortável, mas, também, traz um ambiente com seu estilo próprio e belo estéticamente!

5 dicas para escolher persiana para cozinha

Conte com a Tutti Decor na hora de escolher persiana para cozinha ou cortinas sob medida! Todos os modelos, entrega rápida, garantia de 03 anos e parcelamento em até 10x sem juros no cartão.