Qual é a melhor tela solar e como escolher?

Tela solar é um dos materiais mais eficientes, modernos e sofisticados para proteção solar e térmica de ambientes. Mas qual é a melhor opção?

Evitar o excesso de incidência de luz solar em um ambiente é importante por diversos motivos. Entre eles, ter conforto térmico e impedir os danos e desbotamento de móveis, pisos, estofados e equipamentos, causados pelos raios solares.

Alternativa mais usada atualmente para atender esses requisitos é tela solar, com micro aberturas na trama, composto PVC e poliéster. Oferece proteção para raios solares, proporcionando assim conforto térmico e proteção aos raios do sol aos ambientes.

Com as opções de persiana tela solar, pode-se proteger os mais diversos ambientes da incidência direta de luz solar, evitando, assim, os efeitos mais nocivos dos raios UV. Isso faz com que o ambiente fique muito mais agradável, fresco e protegido.

Varanda gourmet com quatro persianas rolo de tela solar e luminarias
Persiana rolo tela solar em varanda-gourmet

Mas, qual é a melhor opção para usar em cada ambiente?

Determinar qual é a melhor tela solar para cada ambiente depende de diversos fatores. Por exemplo, o melhor modelo de persiana para aquele espaço, o nível de proteção do sol e térmica que se deseja, a procedência e originalidade do material, prazo de garantia etc.

Entenda a seguir os fatores envolvidos! 

Qual é o material utilizado em uma tela solar?

Em síntese, as telas solares são compostas majoritariamente por PVC e poliéster. O percentual de cada material varia de acordo com a abertura de trama de cada opção.

Através desses materiais, a tela solar faz com que muitos dos raios ultravioletas e da radiação de calor sejam bloqueados.

Entre as vantagens, está a proteção de pisos, móveis, plantas, animais de estimação e é claro, conforto térmico na medida ideal para todos que ocupam esses espaços.

Além disso, as cortinas e persianas com fator de proteção preservam a entrada de luminosidade no ambiente, sem escurecê-los. Isso as torna ideais para uso em ambientes como varandas, sacadas, salas, escritórios e ambientes corporativos em geral.

Em outras palavras, esse material garante proteção e bloqueio dos raios UV, diminui a temperatura interna no ambiente, proporciona privacidade e ainda é um elemento decorativo.

Quais são os modelos de persiana tela solar?

Os modelos mais usados de persianas e cortinas são:

  • Persiana Rolô: modelo mais usado atualmente, simples e clean, ideal para uso nos mais diversos ambientes. Trata-se de uma cortina lisa e reta, que sobe enrolando-se no tubo, sendo de fácil manuseio e instalação. Uma das maiores vantagens desse modelo é que as dimensões do rolo e suportes são compactas, podendo a cortina rolô tela solar  ser usada em ambientes com pouco espaço ou janelas que tenham elementos próximos como paredes / armários / ar condicionado etc. Além disso, nesse modelo é possível produzir persianas que cubram grandes janelas, portas e áreas;
  • Persiana Romana T: modelo em que a persiana tem gomos / hastes, o que gera um efeito decorativo muito bonito. Quando recolhida, a persiana romana tem um volume que pode não ser o ideal para determinados casos;
Varanda com mesa de jantar, cadeiras, luminarias e persianas rolo tela solar
Persiana rolo tela solar
Sala de jantar e de estar com mobília e persiana romana tela solar
Persiana romana tela solar
  • Persiana Painel: modelo de persiana que tem seu deslizamento e recolhimento laterais. Os painéis são lisos e retos, tendo uma dimensão máxima de 1 metro de largura cada painel. Assim, com a largura total da janela, porta ou área a ser coberta, determina-se quantos painéis serão necessários;
  • Toldos: diversos modelos de toldo podem ser produzidos nesse material, sendo ideais para uso em áreas externas, sem janelas ou envidraçamento. Os toldos são resistentes a ventos, chuvas, sol e são produzidos sob medida, em diversas opções de modelos.

Quais são as opções de tela solar?

As telas solares são classificadas de acordo com a abertura de sua trama, que determina o nível de bloqueio dos raios UV.

As principais opções são a tela solar 1%, 3% e 5%, como descritas a seguir:

Tela solar 1% (trama mais fechada)

Com esse percentual de abertura em sua trama, é a opção mais fechada de tela solar. Por isso, é também a mais eficiente na proteção térmica e solar, sendo indicada para ambientes com alta incidência solar, e que provavelmente fiquem bastante quentes e abafados durante o dia.

Devido à menor abertura em sua trama, essa opção reduz a visão externa, praticamente sem permitir que se veja através do tecido, proporcionando além de maior proteção solar e térmica, também privacidade total.

Sendo assim, se a intensidade solar for intensa, muito calor no ambiente, busca por privacidade, provavelmente a tela solar 1% será a ideal para esse caso. É também a escolha em muitos casos em que se deseja eliminar o reflexo / luminosidade na TV em ambientes como sala, quartos, varandas e sacadas.

Tela solar 3% (trama intermediária)

Essa é a opção intermediária, em que a trama tem 3% de abertura (micro furinhos). Essa opção é indicada para incidência solar moderada e esse índice de abertura na trama permite visibilidade externa , que será maior quanto maior for a intensidade de iluminação.

Sendo assim, essa é a opção mais usada atualmente para ambientes como varandas gourmet e sacadas, pois a tela solar 3% proporciona proteção sem eliminar a vista / visibilidade externa, muito apreciada em apartamentos.

Ou seja, caso a incidência solar se mostre moderada, provavelmente a tela solar 3% seja a mais indicada para aquele ambiente.

Tela de 5% (trama mais aberta / translúcida)

Opção mais translúcida, muito usada em ambientes com pouca incidência solar ou projetos em que se deseja manter visão externa.

Portanto, se a ideia é manter a visão e a incidência solar for baixa, a tela solar 5% provavelmente será uma ótima opção, proporcionando proteção solar e térmica na medida correta para o ambiente.

Como escolher a melhor opção

Nos últimos anos o mercado foi tomado por todos os tipos de fabricantes de persianas de tela solar. Por isso, na hora de avaliar o projeto e fazer os orçamentos, é muito importante que alguns fatores sejam considerados.

  • Originalidade do Material – a tela solar tem uma composição específica para que proporcione todos os benefícios em seu uso, como bloqueio dos raios UV; diminuição da temperatura interna; proteção de móveis, pisos e equipamentos; durabilidade e resistência a manchas / desbotamento. Por isso, é importante verificar a composição do material, sua originalidade e certificação.
  • Qualidade – optar por uma tela solar original e certificada garante que a qualidade do produto final. Telas solares certificadas, anti-chamas, anti-fungos, resistentes a vapor e umidade e laváveis terão durabilidade muito maior do que materiais não certificados ou com composição não especificada.
  • Prazo de Garantia – Ponto super importante na hora de avaliar as propostas e comparar orçamentos. A garantia das persianas tela solar é importante para garantir que seu projeto seja bem executado e você tenha amparo caso algo esteja errado.
  • Fabricante – Buscar fabricantes de persiana idôneos, com bastante tempo no mercado, que ofereçam um prazo de garantia adequado é fundamental. Importante também que utilize tela solar original e certificada, para que seu investimento seja duradouro.
  • Projeto Sob Medida – A persiana será mais eficiente quanto mais próxima e justa estiver à janela / porta ou envidraçamento. Assim, as opções de persianas tela solar sob medida são as ideais para garantir um projeto mais eficiente. Sob medida oferecerão melhor resultado na proteção, além do projeto ficar mais bonito e esteticamente adequado ao ambiente.

Conheça as nossas persianas tela solar fabricadas sob medida, com garantia de 03 anos, qualidade premium e maior fabricante nacional. Tela solar importada, certificada, anti-chamas, anti-fungos, resistente a vapor e umidade é aqui na Tutti Decor.com.br!

Limpeza e manutenção de persianas

Esse material muito fácil e prático de limpar. A limpeza e manutenção pode ser feita semanalmente apenas tirando o pó com aspirador ou pano seco.

Com menor frequência, pode-se usar uma esponja macia com detergente neutro e água morna para uma limpeza mais profunda. Veja mais dicas sobre limpeza de persianas.

De fato, uma das grandes vantagens dessas persianas é que o material é completamente lavável, resistente a vapor e umidade.

Entretanto, se for necessária uma limpeza completa da persiana, a lavagem também é possível e há empresas especializadas nesse serviço.

Resumindo, esse material traz vantagens para quem deseja conforto térmico, proteção, sofisticação e durabilidade na sua casa ou ambiente profissional.

Conheça nossas opções de persianas tela solar,produzidas sob medida e personalizadas para seu ambiente. Todos os modelos com 03 anos de garantia, importada e certificada, para garantir qualidade e durabilidade ao seu projeto! Acesse!


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.