Vantagens da persiana motorizada – Praticidade e Durabilidade

Conheça mais sobre este modelo elegante, duradouro e super útil

Você conhece as vantagens da persiana motorizada? As persianas elétricas, também conhecidas como persianas motorizadas ou persianas automatizadas, são a união perfeita entre a sofisticação, praticidade e durabilidade.

Ideais para uso em qualquer tipo de ambiente, as persianas elétricas proporcionam maior conforto, praticidade e facilidade na hora de controlar a luminosidade, abrindo ou fechando as mesmas.

O uso do acionamento motorizado imprime um ar inclusive de maior sofisticação aos projetos, podendo as persianas elétricas estar integradas ao sistema de automação.

Dispor de cortinas rolô elétricas, ou motorizadas / automatizadas em uma varanda gourmet, por exemplo, facilitará muito o acionamento das peças, que poderão ser abertas ou fechadas todas de uma vez, basta que essa programação esteja feita no controle remoto, o que em geral já é padrão nas fábricas de cortinas e persianas.

Assim, ao receber amigos e familiares para um encontro ou churrasco, por exemplo, fica ainda mais rápido e fácil fechar todas as cortinas de uma vez quando o sol começar a bater ou abri-las no fim da tarde para que todos possam apreciar a vista.

Persianas e cortinas, em geral, deixaram de ser elementos apenas decorativos e são cada vez mais aliados poderosos para deixar qualquer ambiente mais confortável, protegido e privativo.

Isso porque os materiais e tecidos disponíveis no mercado atendem às mais variadas necessidades, devido a infinidade de opções.

Há tecidos com maior nível de proteção solar, e que inclusive protegem o ambiente dos efeitos dos raios solares e amenizam a temperatura interna, caso da tela solar, outros que bloqueiam até 99% da luminosidade, como o blackout.

Outros tecidos, por sua vez, são mais translúcidos, trazendo privacidade ao ambiente mas permitindo a entrada de claridade.

Enfim, a variedade é infinita, de modo a suprir todas as necessidades e atender todos os gostos, para que a persiana seja muito mais do que um elemento decorativo mas também um item extremamente funcional.

Quando se fala em funcionalidade e praticidade, impossível não pensar na opção de persianas elétricas ou motorizadas / automatizadas. Esse recurso faz com que qualquer projeto fique muito mais sofisticado, prático e funcional.

Por que optar por persianas motorizadas?

Além do conforto e praticidade já mencionados nesse artigo, outra das grandes vantagens da persiana motorizada é o prolongamento da vida útil das mesmas.

Isso porque, ao evitar o contato manual com a peça, diminui-se o desgaste e assim naturalmente ocorre um ganho considerável na vida útil do produto.

Cada pessoa imprime uma força e maneira na hora de acionar a persiana. Com a automatização isso não acontece e assim as persianas duram mais tempo.

Outra grande vantagem é estética: sem os acionamentos manuais, como cordinhas, correntes, bastões etc, as persianas ficam muito mais bonitas e clean, o que valoriza ainda mais os ambientes.

As opções de motorização para as persianas e cortinas disponíveis no mercado, em sua maioria, são embutidas nas persianas, deixando as peças bonitas sem comprometer a decoração.

Além disso, os motores são silenciosos, quesito importante para que o projeto fique realmente bonito, prático e confortável de usar.

Existem várias opções de acionamento e motores para as persianas. Falaremos sobre as principais opções, suas vantagens e observações. O ideal é buscar empresa especializada para orientações em relação à melhor opção para cada projeto.

Tipos de acionamento para persianas motorizadas

Os tipos mais comuns de acionamento para persianas elétricas são controle remoto e interruptor.

Em geral, todos os modelos de persianas elétricas podem ser acionadas por controle remoto ou interruptor.

Os controles podem ser de:

  • 1 canal: quando há apenas uma persiana programada.
  • De 6 canais: quando há mais de um persiana em determinado ambiente.
  • 16 canais: quando se trata de um ambiente grande com mais de 5 persianas, para que diversos tipos de programação sejam registrados, e fique mais prático para acionar cada persiana individualmente, todas juntas, ou estabelecer outras programações personalizadas.

O controle remoto é, certamente, o tipo mais usado de acionamento, pois oferece muito conforto e praticidade.

As persianas podem ser acionadas a 200 metros de distância sem obstáculos ou a 20 metros quando houver parede de concreto no caminho. Imagine o conforto de abrir as persianas pela manhã ainda na cama, sem precisar se levantar para isso.

Os controles remotos não geram interferência em controles de outros aparelhos, além de serem muito seguros, pois geram uma infinidade de combinações que garantem a inviolabilidade do sistema.

Para aprender também: Envidraçamento de Sacada – Vantagens e Cuidados na Escolha

Controle Remoto Amorim 16 canais na cor branca
Controle Remoto Amorim 16 canais

 

Controle de parede Amorim na cor branca
Controle de parede Amorim

Tipos de motores mais usados em persianas elétricas e suas vantagens

Os motores mais usados, por sua vez, são os motores padrão e à bateria.

O motor padrão, disponível em diversos tamanhos, tem o receptor embutido e deve ser escolhido de acordo com o modelo, medidas (largura e altura) e peso das persianas. Podem ser 110v ou 220v e em geral têm um custo mais vantajoso.

O motor à bateria tem a grande vantagem de dispensar qualquer tipo de instalação elétrica, evitando-se assim obras e seus custos.

A instalação é como de uma persiana manual e o consumo de bateria é baixo, mas o valor desse tipo de motor costuma ser alto do que o padrão.

Ambientes com maior índice de uso de persianas motorizadas

Uma das principais vantagens da persiana motorizada, conforme exposto acima, é sua practicidade e o fato de garantirem maior durabilidade das peças, trazendo um ar de sofisticação e conforto incomparáveis a qualquer projeto.

Elas podem ser usadas em qualquer ambiente, pois gerarão maior conforto e praticidade no acionamento onde quer que sejam utilizadas. No entanto, há ambientes nos quais sua utilização é ainda mais necessária ou priorizada, como em quartos, varandas, salas e escritórios.

Nos quartos, a praticidade de acionar a persiana pela manhã, sem ter que se levantar da cama, é o motivo que torna essa opção tão utilizada nesses cômodos.

Em ambientes ou projetos maiores, como varandas gourmet, o uso das persianas elétricas ou motorização das persianas / cortinas se deve ao fato de serem usadas muitas cortinas.

Em uma varanda média / grande podem ser necessárias mais 8 ou 10 cortinas e aí a escolha das cortinas motorizadas se deve principalmente à praticidade.

Como se trata de um espaço em que geralmente se recebe pessoas, fico incômodo e demorado demais acionar todas as cortinas manualmente, além do inconveniente de ter que pedir licença às pessoas para o acionamento das peças.

Assim, poder abrir ou fechar todas as cortinas de uma vez só, ao simples toque de um botão, é algo realmente útil e prático nesses casos.

Nos escritórios e ambientes corporativos em geral, o uso das persianas motorizadas é tão comum principalmente devido à durabilidade que o sistema proporciona às cortinas e persianas.

Como o acionamento é motorizado, evita-se o manuseio por pessoas diferentes, que o fazem de formas também diferentes e imprimindo níveis diversos de força, o que com o passar do tempo vai diminuindo a vida útil das persianas.

Veja mais: Como Limpar Persiana – Dicas de Limpeza e Manutenção

persiana motorizada vista de dentro de um escritório com algumas mesas e cadeiras
Persiana Vertical para escritório

 

imagem de persiana rolô motorizada vista de dentro de um escritório
Persiana Rolô para Ambientes Corporativos

Em salas de jantar / estar e TV, a escolha pelas persianas motorizadas se justifica principalmente pela sofisticação que o sistema imprime ao ambiente, além do conforto e praticidade, já amplamente mencionados nesse artigo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as vantagens da persiana motorizada? Conheça as opções disponíveis na Tutti Decor.

Uma resposta para “Vantagens da persiana motorizada – Praticidade e Durabilidade”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.