Tipos de Persiana Rolô – A Ideal para Você

Descubra qual o tipo de persiana ideal para seu ambiente

Tipos de persiana Rolô, como escolher? Talvez você possa ter essa dúvida, mas com esse artigo tudo ficará mais fácil.

A persiana rolô é peça perfeita para quem deseja proteger diferentes cômodos da entrada de luz solar, e dar um toque mais íntimo e privativo aos ambientes.

Existem diversos tipos de persiana rolô, que podem trazer mais privacidade e estilo ao local.

Como a persiana rolô é fabricada?

Ela é fabricada a partir de diferentes materiais, e oferece versatilidade na funcionalidade e estilo decorativo das cortinas, além de ser peça prática de instalar e de limpar.

As cortinas rolô, ou persianas rolô, como são conhecidas, têm acionamento leve e simples, o que garante durabilidade dos mecanismos e da peça em si.

Por meio dos mecanismos (manuais ou motorizados), a persiana rolô é acionada e se desenrola, deslizando para baixo, e rapidamente é suspendida ao suporte onde fica instalada.

É um dos sistemas mais práticos entre os modelos de cortinas comercializados.

Em quais ambientes usar os tipos de persiana rolô?

Decorar residências, escritórios ou ambientes comerciais em geral é sempre tarefa que exige bastante criatividade, atenção às necessidades de cada projeto.

A persiana rolô é um elemento versátil e que se encaixa com facilidade em diferentes propostas e estilos de decoração.

Podem então ser usadas em ambientes dos mais variados e o tipo mais indicado será determinado na escolha do tecido: comum, tela solar ou blackout, dependendo do nível de controle de luminosidade que se deseja em cada ambiente.

 Considerando esses pontos, vamos destacar os 3 principais materais em que as cortinas rolô podem ser confeccionadas:

Confira os modelos de persianas para escritório.

 Cortina Rolô Tela Solar

De todos os tipos de persiana rolô, esta é a mais procurada.

A tela solar é um material repleto de propriedades, cujo destaque fica para sua capacidade de bloquear os raios UV, que trazem riscos eminentes para saúde das pessoas.

Com o fator de proteção solar, os raios UV são bloqueados, mas não a claridade, o que torna esse material muito funcional e indicado par ambientes que recebem luz solar direta.

A tela solar não desbota com a ação do sol e ao bloquear os raios UV também protege os móveis, piso e revestimentos do ambiente.

Além disso, ajuda a amenizar significativamente a temperatura interna, deixando os espaços mais confortáveis, aconchegantes e frescos.

A tela solar apresenta o melhor da tecnologia para cortinas.

Projetada com níveis de abertura entre os fios, a trama pode ser mais fechada, como a 1%, intermediária, como a 3% ou mais aberta, como a 5%, em que se enxerga o que há do outro lado.

A diferença entre as tramas é a transparência que se deseja  (fechada com a 1%, Intermediária com a 3% e Translúcida com a 5%).

imagem de um ambiente protegido com a cortina rolô tela solar
Cortina Rolô Tela Solar 1%

Esse é o modelo usado e indicado para as sacadas e varandas gourmet envidraçadas dos prédios residenciais. 

Isso porque as características e benefícios da tela solar permitem que a varanda seja parte integrante da sala, tornando-a mais agradável, tanto em relação ao controle de luminosidade como no conforto térmico, por amenizar consideravelmente a temperatura interna.

Graças ao uso das cortinas rolô de tela solar, as varandas se tornaram um ambiente a mais nos apartamentos, podendo ser mobiliadas sem que a luz solar direta desbote ou danifique os móveis.

imagem de uma varanda protegida com a cortina solar
Cortina Rolô Tela Solar 3%
Cortina Rolô Tela Solar 5%

As persianas rolô para cozinha, produzidas em tela solar são as mais versáteis, pois podem ser usadas nos mais variados ambientes, inclusive naqueles em que há existência de fatores como vapor e umidade, como cozinhas e banheiros.

Como são muito fáceis de limpar, estão entre as mais indicadas para uso em ambientes em que a limpeza constante e pesada seja mais necessária, como cozinhas.

cozinha protegida com a cortina rolô solar
Cortina Rolô Tela Solar 3% para cozinha.

Compre agora online cortina rolô tela solar Amorim.

 Cortina Rolô Blackout

As persianas rolô de blackout, por sua vez, são indicadas para ambientes em que se deseja bloquear por completo a entrada de luz solar e claridade.

Os tecidos blackout da coleção Requinte, por exemplo, apresentam as mais variadas estampas e cores, com toque de tecido na frente e com o blackout em seu verso, responsável por bloquear em até 99% a entrada de luz natural e raios solares.

Devido a essa característica, são as mais indicadas para ambientes como dormitórios, salas de TV, salas de reunião com projeção, quartos de hotel etc, sempre que o efeito desejado com a cortina seja o de bloquear a claridade.

quarto protegido com a cortina rolô clackout
Cortina Rolô Blackout Requinte

Compre online cortina rolô blackout Amorim.

Cortina Rolô Tecido

As cortinas rolô pode ainda ser confeccionadas em tecido comum, em diversas coleções diferentes, com cores, estampas, tramas e composição de tecido das mais variadas.

Os tecidos podem ter tramas mais fechadas, que controlam mais a entrada de luz ou com tramas mais translúcidas, que deixam mais claridade passar.

Essas são as cortinas rolô mais indicadas quando o objetivo maior é decorativo e também trazer mais privacidade aos espaços.

As cortinas rolô de tecido são indicadas para uso em diversos ambientes, como salas, quartos, escritórios, lojas etc, mas preferencialmente em janelas internas e ambientes em que não haja incidência de vapor e umidade, até porque a limpeza delas deve ser realizada com aspirador de pó apenas.

Compre online cortina rolô tecido Amorim, diversas coleções.

Tipos de Instalação para cortinas rolô

As cortinas rolô podem ser instaladas em janelas de grande extensão, como em sacadas e varandas de apartamento, por exemplo.

As cortinas, cuja largura máxima depende da coleção e largura da bobina do tecido e também da metragem quadrada, podem então ser instaladas lado a lado, quando existe uma pequena fresta, de aproximadamente 1,5cm entre as cortinas, ou de forma transpassada, em que uma cortina se sobrepõe à outra, fazendo com que não fique nenhuma fresta entre as peças.

Instalação Cortina Rolô lado a lado

Instalação Cortina Rolô Transpassada

A forma mais indicada de instalação em cada ambiente depende de alguns fatores, como por exemplo se as cortinas rolô serão instaladas no teto ou na parede, a existência ou não de cortineiro (sanca própria para instalação da cortina), o uso ou não do bandô (acabamento usado para esconder o rolo e suporte da cortina) entre outros.

Acessórios e itens personalizados para os tipos de Persiana Rolô

O uso do bandô, acessório indicado com fim estético, que esconde o suporte da cortina, é possível quando se trata de uma cortina única ou quando as peças são instaladas lado a lado.

O bandô pode ter largura máxima de 3,5m ou ser usado um para cada cortina.

Cortina Rolô com Bandô

Além do bandô, a corrente de PVC e a base da cortina também podem ser personalizadas de acordo com o gosto do cliente e o que mais combina com a cor do tecido escolhido.

Os acessórios das cortinas rolô podem ser na cor branca, marfim, cinza, marrom, ou preta, basta que o cliente escolha na hora de fazer seu pedido, para que sua cortina fique mais harmoniosa com a decoração do ambiente em geral.

Cores acessórios cortinas rolô

Limpeza e Conservação para todos os tipos de Persiana Rolô

As cortinas rolô ou persianas rolô Amorim são muito fáceis de limpar.

A indicação é que sejam aspiradas semanalmente, com o bocal de escova do aspirador. As coleções tela solar e blackout pinpoint, compostas por PVC, podem ser facilmente limpas com pano úmido ou esponja macia e sabão neutro.

Gostou das orientações? Aproveite e escolha aqui a cortina rolô / persiana rolô que mais se adequa ao seu espaço e desfrute dos benefícios de um produto de alta qualidade e elegância!

Uma resposta para “Tipos de Persiana Rolô – A Ideal para Você”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.