O que é a Cortina Blackout e qual é a melhor para você

Funcional e bela. A cortina blackout é ideal para suas necessidades

O que é cortina blackout? A Cortina Blackout ou persiana rolô blackout, como também é conhecidatem estado cada vez em maior destaque nos mais variados ambientes.

Além de serem muito funcionais e resolverem em 100% o problema de quem busca bloqueio da luminosidade e privacidade, as cortinas blackout são também modernas e elegantes.

Com uma infinita variedade de cores e estampas, as persianas blackout harmonizam perfeitamente com os mais diferentes estilos decorativos, pois não são mais limitadas a poucas opções de cores, como no passado.

Com isso, as cortinas blackout (também conhecidas como cortinas blecaute ou persianas blecaute) são cada vez mais usadas nos mais diversos ambientes, tanto residenciais como corporativos.

Considerando a tendência muito valorizada do uso de janelas grandes nos imóveis, para abundante entrada de luz natural, o uso de cortinas blackout de destaca como necessário para a viabilidade do uso dos espaços com grandes janelas.

Isso porque, se a luz natural é muito bem-vinda em alguns ambientes e momentos do dia, pode ser um problema e precisar ser bloqueada em outras circunstâncias.

Com as persianas blackout, portanto, o bloqueio da claridade, da incidência solar direta e a privacidade, necessários em determinadas situações e/ou momentos, serão facilmente alcançados.

Cortina Rolô Blackout Sala Projeção

Se o que você procura é uma persiana rolô blackout ou persiana romana blackout, este é o lugar certo para encontrar o modelo que atenda perfeitamente suas necessidades.

Para te ajudar, no artigo de hoje a Tutti Decor pretende expandir este tema sobre cortinas Blackout. Vamos lá?

O que é cortina blackout?

Cortina Blackout, atualmente mais usada no modelo rolô, é aquela cujo tecido bloqueia até 99% da entrada de luz e portanto indicadas para ambientes nos quais se deseja esse efeito, ou seja, deixá-lo escuro e protegido da entrada de luz mesmo durante o dia.

Com isso, o espaço torna-se mais privativo e aconchegante, por isso o uso das cortinas blackout ou persianas blackout é tão comum nos quartos de hotel, por exemplo, para garantir um ambiente propício ao descanso, mesmo durante o dia, atendendo assim às variadas necessidades dos hóspedes.

O objetivo principal ao se adquirir uma cortina ou persiana blackout é o de ter a possibilidade de escurecer o ambiente e os motivos para tal são diversos:

  • Evitar a entra ade luz no início da manhã para um sono mais tranquilo,
  • Assistir a um filme em uma sala de TV sem a interferência da luz,
  • Criar um estúdio fotográfico
  • Realizar projeções e apresentações em uma sala de reuniões.

Modelos de Persianas Blackout

Os modelos mais usados atualmente são a persiana rolô blackout e a persiana romana blackout.

Persiana Rolô Blackout

Modelo em que o tecido vai sendo recolhido em um rolo / suporte até que esteja completamente enrolado.

É o modelo mais usado, mais prático, clean e fácil de instalar.

Persiana Rolô Blackout

Persiana Romana Blackout

Persiana Romana Blackout

Esse modelo é composto por hastes, que formam gomos e ao ser recolhidos ficam no topo da janela sob o primeiro gomo da mesma.

Mais elaborado, é um modelo mais clássico e elegante.

4 Motivos para ter uma cortina blackout  

– Mais Conforto: a incidência de sol direta e forte pode incomodar bastante e ainda ser nociva, devido aos raios UV.

A cortina blackout permite bloquear a entrada de sol e luminosidade natural, tornando o ambiente, seja ele residencial ou comercial, muito mais confortável.

– Maior Proteção: além de proporcionar conforto térmico, as persianas blackout também colaboram muito para a proteção dos móveis, equipamentos, pisos e mobília em geral dos espaços, evitando os danos / machas e queimaduras causados pelos raios solares.

– Privacidade: como a trama da cortina blackout é fechada a ponto de não permitir nenhuma entrada de luz, ela também impede qualquer visibilidade, tanto de dentro como de fora do ambiente.

Assim, o espaço fica completamente privativo. Esse é um dos motivos pelo crescente uso de cortinas blackout em clínicas, hospitais, spas, consultórios.

– Controle Total de Luminosidade: Fator importante para quem gosta de dormir até mais tarde ou até para aqueles que precisam dormir durante o dia, devido a sua atividade profissional ser exercida no período noturno, por exemplo.

Nesses casos, a persiana blackout escurece o ambiente afim de permitir descanso em qualquer período.

Quem tem essa necessidade sabe quão importante é poder desfrutar de um ambiente escuro, já que nosso organismo precisa disso para que a glândula pineal produza melatonina, indispensável para que fiquemos fisicamente descansados.

Além de permitir ao nosso cérebro continuar retendo informações, a produção de melatonina garante um sono de qualidade.

Cortinas Blackout – Possibilidades de uso

Cortina Blackout para quartos e dormitórios

Como já mencionado, quartos são os cômodos em que mais se usam as cortinas rolô blackout.

Por escurecer o ambiente, essas peças são elementos chave para um sono tranquilo em qualquer horário.

imagem de quarto de casal com cortina blackout por todo o quarto

 Cortina Blackout para quarto de bebê

Muitos bebês ficam incomodados com a luminosidade, ou possuem sono muito irregular nos primeiros meses / anos de vida.

Com cortinas blackout no quarto de bebê, a  possibilidade de regular a entrada de luz, de acordo com a necessidade do momento, garante-se um sono mais tranquilo, inclusive nos cochilos durante o dia.

Veja mais sobre decoração de quartos infantis.

exemplo de quarto de bebe decorado com cortina blackout

Cortina Blackout para Sala de TV

Você pode transformar sua sala de tv em um verdadeiro cinema ao usar cortina ou persiana rolô blackout.

Bloqueando a entrada de luz externa, potencializam-se as cores e definição da TV, além de não ter aqueles reflexos na tela, que incomodam muito e impedem a visualização perfeita das imagens.

Esta é ótima opção para assistir filmes e imergir completamente na história.

Cortina Blackout para Salas de Reunião e Projeção

No ambiente corporativo, as cortinas blackout são importantes em salas de reunião e ambientes usados para apresentações de pautas, projetos e gráficos por meio de projeção.

Para a visualização correta, o ambiente precisa estar escuro. Esse é o motivo pelo crescente uso das persianas blackout em escritórios, salas de reunião, auditórios e espaços corporativos em geral.

Cortina Blackout

Cortina Blackout para Clínicas, Consultórios, Hospitais

Diversas especialidades médicas precisam ter um ambiente reservado para a realização de exames.

Utilizar persiana blackout é garantia de manter um espaço reservado onde o paciente pode se sentir à vontade.

Persiana Rolô Blackout para clínica
 

Terapias Holísticas

Muitas terapias holísticas, como musicoterapia, cromoterapia e Reiki, exigem um ambiente com luz controlada para serem aplicadas, ideal portanto para o uso de cortinas blackout.

Banheiros e cozinhas

Quem disse que estes ambientes não podem ter também toda a privacidade que a cortina blackout oferece?

Nestes ambientes, é recomendado utilizar persiana rolô blackout vinil, pois são mais fáceis de limpar, e nestes locais abundam gordura e umidade.

Como pode perceber neste artigo, os benefícios do uso das cortinas blackout são inúmeros.

A Tutti Decor tem a cortina sob medida ideal para o seu ambiente, com as mais diversas coleções de tecidos e materiais, cores e estampas. Qualidade e Preços Imbatíveis, com entrega em todo o Brasil. Consulte-nos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.